RS está na 10ª posição no ranking de isolamento social entre os estados brasileiros

O cálculo é feito a partir de dados coletados de usuários de aplicativos de milhões de celulares brasileiros.


0

O Rio Grande do Sul está na 10ª posição no ranking do índice de isolamento social entre os estados brasileiros. Conforme os dados analisados pela empresa In Loco, entre os dias 19 e 25 de julho, a taxa no estado foi de 41,4%.

O cálculo é feito a partir de dados coletados de usuários de aplicativos de cerca de 60 milhões de celulares brasileiros, com aproximadamente 1,5 milhão de usuários no RS. O presidente da Sociedade Riograndense de Infectologia, Alexandre Schwarzbold afirma que o índice de isolamento social no estado é baixo para conter o avanço da doença.

“O indicador bastante factível e mais seguro seria algo em torno de 55 a 60%, ou muito mais que isso pra ter um isolamento importante. São números dessa ordem que têm impacto de fato no crescimento da epidemia. Quando a gente tem abaixo de 50%, como a maior parte das situações tem ocorrido, nós temos um risco muito grande de transmissão porque há uma tendência a aglomeração e transmissão de uma pessoa pra outra”, aponta.

Conforme o levantamento, o melhor índice do estado foi na semana de 5 a 11 de julho, quando o RS ficou em 1º lugar no ranking nacional, com um isolamento de 44,5%. O governo considera que o número se deve ao frio e à chuva, e também ao aumento de regiões enquadradas na bandeira vermelha no modelo de distanciamento controlado.

O levantamento mostra também as taxas de isolamento por região na semana de 19 a 25 de julho:

Pelotas: 44,1%
Porto Alegre: 42,8%
Capão da Canoa: 41,8%
Uruguaiana: 41,5%
Canoas: 40,3%
Santa Maria: 40%
Santo Ângelo: 39,9%
Cruz Alta: 39,8%
Taquara: 39,4%
Erechim: 39,2%
Lajeado: 36,9%
Santa Rosa: 37,4%
Ijuí: 37,6%
Caxias do Sul: 37,8%
Bagé e Palmeira das Missões: 38,5%

Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul, Novo Hamburgo e Passo fundo: 38,6%

 

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui