RS inaugura 15º ambulatório LGBTQIA+

Esteio terá unidade de saúde atendendo quinzenalmente, às quintas-feiras. Em São Leopoldo, comitê técnico também será criado nesta terça (28) para atender a população


0
Foto: Ilustrativa/Reprodução

Nesta terça (28), Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, a cidade de Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre, inaugura o 15º ambulatório especializado no atendimento ao público LGBTQIA+ do Rio Grande do Sul.

A UBS Nickollas Gomes fica na Rua Fernando Ferrari, 948, no bairro Centro, e o local visa garantir o acesso à saúde integral ao público. O atendimento será feito quinzenalmente, às quintas-feiras, das 17h às 20h, a partir de 30 de junho.

A ideia é que o ambulatório ofereça um espaço de acolhimento prioritário além do escopo de serviços oferecidos por todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, como consultas médicas e de enfermagem, solicitação de exames e avaliação clínica. Haverá atendimento multidisciplinar, com psicólogo e assistente social, além do processo para prescrição de hormonização para pessoas trans que desejem fazer modificações corporais através de métodos medicamentosos.

O Rio Grande do Sul conta com outros 14 ambulatórios especializados no atendimento ao público LGBTQIA+, segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES).

Também nesta terça, a Prefeitura de São Leopoldo assina o decreto de criação do Comitê Técnico de Saúde da População LBGTQIA+ . O grupo de trabalho foi criado com o objetivo de pensar políticas públicas e implementar um ambulatório especializado em breve.

Segundo a prefeitura, a criação do comitê é o primeiro passo para implementar a Política de Saúde da População LGBTQIA+ no município, realizando um atendimento que leva em conta as especificidades da população.

Fonte: G1

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui