Rua das Sombrinhas marca campanha de conscientização em Estrela

Ato para inauguração do espaço ocorre nesta quinta-feira, às 17h


0
Foto: Pablo Dias / Divulgação

O Governo de Estrela, por meio da Secretaria Especial de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), inaugura nesta quinta-feira (30) a Rua das Sombrinhas. Um ato, às 17h, na esquina das ruas Coronel Flores e Arnaldo J. Diehl, marca o início das campanhas de prevenção ao câncer durante os meses de outubro e novembro.

A secretária especial de Cultura, Esporte e Lazer, Carine Schwingel, destaca que a sombrinha foi eleita por dois aspectos. “Primeiro porque ela é uma proteção. Ela nos abriga contra a chuva e o sol. A imagem da sombrinha nos lembra que precisamos nos proteger contra o câncer, pois quando diagnosticado com antecedência, tem tratamento e cura. Neste caso, a prevenção é a melhor forma de nos protegermos”, reforça.

O segundo motivo, conforme a titular da Secel, está ligado à autoestima. Pacientes em tratamento de câncer nem sempre conseguem manter o amor-próprio e a beleza da vida, muito por conta dos efeitos nocivos dos tratamentos. “O embelezamento daquela rua, naquela paisagem, que casa com os painéis pintados e a nossa Escadaria tem este papel. Mostrar que é possível vencer e acreditar na vida”, destaca Carine.

Foto: Pablo Dias / Divulgação

Nesta quinta-feira, a partir das 17h, o prefeito Elmar Schneider, o vice-prefeito João Schäfer, demais secretários e servidores do município participarão de um ato simbólico na Rua das Sombrinhas. “A intenção é que todos vistam-se nas cores da prevenção, rosa ou azul, e que possamos marcar bem este momento, um dia antes de iniciar o mês de outubro, quando começam todas as campanhas”, justifica Carine.

Uma rua de sombrinhas

Ao todo foram utilizadas 200 sombrinhas – 100 rosas e 100 azuis – fixadas em cabos de aço, de forma intercaladas, na descida da Rua Coronel Flores, entre os antigos prédios do Complexo da Polar. O local foi escolhido para ajudar a compor a paisagem com o Rio Taquari, em uma das áreas mais visitadas do município.

Servidores da Secel fizeram a montagem das sombrinhas nos cabos de aço. As estruturas foram fixadas com auxílio das equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana. A montagem durou cerca de dois dias. AI/VM

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui