Ruas Bento Gonçalves e Carlos von Koseritz terão 3 árvores suprimidas pela RGE, em Lajeado

Ação está prevista para ocorrer no sábado (27), na parte da manhã


0

Previsto para ocorrer no sábado (27) pela manhã, nas ruas Bento Gonçalves e Carlos Von Koseritz, 3 árvores serão suprimidas pela empresa RGE, concessionária do serviço público de distribuição de energia elétrica. A ação é motivada pelo fato das árvores possuírem porte expressivo e incompatível com o sistema elétrico, e que constantemente vem ocasionando oscilações no fornecimento de energia elétrica pelo seu contato direto ou situacional/acidental com a rede, oferecendo risco à segurança das pessoas e podendo ocasionar interrupção dos serviços de distribuição de energia.

As três árvores a serem retiradas são uma Uva-do-Japão, um Jerivá, e um Ipê-Amarelo. Outras 19 árvores, entre Extremosas e Ipê-Amarelos, serão podadas. O manejo da vegetação nativa e exótica está amparado legalmente pela licença ambiental nº 00338/2019, emitida pela FEPAM, para a manutenção das faixas de segurança das redes de distribuição de energia elétrica e, abrange todas as redes de distribuição de até 38kV, tanto em áreas rurais ou urbanas na área de concessão da RGE.

Importante salientar que a licença ambiental, que tem validade de quatro anos, foi fornecida pela Fepam à RGE. O município foi apenas informado do caso por meio de ofício da RGE encaminhado à Secretaria do Meio Ambiente (Sema). Conforme a licença, a RGE poderá fazer a reposição florestal compensatória em qualquer área do Estado. Entretanto, o secretário do Meio Ambiente, Luís Benoitt, afirma que a prefeitura requisitou que a reposição ocorra dentro do Município de Lajeado. Neste sentido, a compensação se dará no canteiro central da Av. Castelo Branco, no Bairro Moinhos, quando a RGE providenciará o plantio de espécies adequadas à arborização urbana em meio a rede elétrica. AI/VM


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui