Rússia diz que terá vacina aprovada contra Covid-19 em duas semanas

Autoridades do país trabalham com a data de 10 de agosto para a vacina do Instituto Gamaleya ser concluída. Confira as informações do programa Correspondente Independente das 8h.


0
Foto: Brian Ongoro / AFP / CP

A Rússia deve ter uma vacina aprovada contra Covid-19 até 10 de agosto, afirmaram fontes em Moscou ao correspondente da CNN Internacional Matthew Chance. Os próprios cientistas estariam se voluntariando para testar a imunização. Alexander Ginsburg, diretor do projeto, confirmou ter injetado a vacina em si mesmo. A vacina foi criada pelo Instituto Gameleya, baseado em Moscou. De acordo com as autoridades, o país espera produzir até 200 milhões de doses até o fim do ano —dessas, 30 milhões seriam exclusivas para a Rússia. Ainda não foram divulgados dados de segurança ou eficácia.

Santa Casa abre mais 17 leitos exclusivos para Covid-19 nesta quarta

A Santa Casa abre, nesta quarta-feira, 17 novos leitos de UTI adulto destinados exclusivamente ao atendimento de pacientes da Covid-19. De acordo com o diretor médico da Santa Casa de Misericórdia, Antônio Kalil, com essa ampliação o hospital chegará a 90 leitos exclusivos para pacientes com o novo coronavírus, sendo que 73 já estão em operação. Além disso, a Santa Casa também deve inaugurar, até o fim da semana, 10 leitos de UTI no Hospital Dom João Becker, em Gravataí, do qual é mantenedora e administradora.

Trump defende hidroxicloroquina e reclama de popularidade de Fauci

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se queixou nesta terça-feira (28) das altas taxas de aprovação do médico Anthony Fauci e brincou dizendo que “ninguém gosta de mim” enquanto luta para melhorar sua situação com os eleitores por conta de sua condução da pandemia da Covid-19. “Só pode ser a minha personalidade”, disse Trump. Fauci, que é especialista em doenças infecciosas e está na força-tarefa do novo coronavírus de Trump, é uma das pessoas consideradas mais confiáveis no governo e muitos norte-americanos escutam seus conselhos sobre como se proteger de infecções com atenção.

RS bate novo recorde com 69 novas mortes por coronavírus registradas em 24 horas

O Rio Grande do Sul bateu uma nova marca recorde nesta terça-feira com o registro de 69 novos óbitos por coronavírus nas últimas 24 horas. Com os novos casos integrados ao sistema da Secretaria Estadual de Saúde (SES), o RS passa a contabilizar 1.680 mortes pela doença. Aatualização diária do balanço também notificou a inserção de mais de 2.404 novos casos confirmados de coronavírus, totalizando mais de 62.347 mil infectados no Estado. Os dados estaduais ainda apontam que do total de casos confirmados, 53,3 mil pessoas já estão recuperadas da doença – o que representa 86% do grupo. Os demais 7,3 mil estão em acompanhamento médico. Com 21 novas mortes, Porto Alegue segue a frente sendo a cidade com o maior número de óbitos e casos de Covid-19. De acordo com os dados da SES, a metrópole contabiliza nesta terça-feira 294 mortes e mais de 7,7 mil infectados.

Bolsonaro veta projeto que previa prioridade a mulher chefe de família no pagamento do auxílio emergencial

O presidente Jair Bolsonaro vetou integralmente o projeto de lei que previa a prioridade a mulher chefe de família no pagamento do auxílio emergencial. O projeto também estendia a pais solteiros a possibilidade de receberem duas cotas do auxílio em três prestações. O veto foi publicado na edição do “Diário Oficial da União” (DOU), que saiu na madrugada desta quarta-feira (29). Para justificar o veto, o presidente argumentou que o projeto não apresenta impacto orçamentário e financeiro, o que, segundo ele, viola a Constituição.

Vale do Taquari tem 115 casos de Covid-19 atribuídos pelo Estado nesta terça

Mais da metade dos municípios do Vale do Taquari teve casos de Covid-19 atribuídos pela Secretaria Estadual de Saúde nesta terça-feira (28). Dos 19 municípios que apareceram na lista, Lajeado, com 38 casos e Teutônia, com 17, foram as cidades com maiores números de confirmações. Na sequência aparecem Paverama (10), Arroio do Meio (8), Taquari (8), Encantado (7), Estrela (4), Colinas (4) e Pouso Novo (3). Cruzeiro do Sul, Muçum, Progresso, Marques de Souza e Dois Lajeados tiveram dois casos cada. E Arvorezinha, Bom Retiro do Sul, Fazenda Vilanova, Forquetinha, Vespasiano Corrêa e Westfália, tiveram um caso. Com estes 115 novos casos atribuídos ao Vale do Taquari, a região chega a um total de 4.252 casos confirmados. Desses, 3.703 são pessoas recuperadas (87,1%), 490 são casos ativos (11,5%) e 59 pessoas faleceram (1,4%). Dos 65 leitos de UTI disponibilizados no Vale do Taquari, 52 estavam ocupados (69,2%) às 20h desta terça-feira (28), segundo o site do Distanciamento Controlado. Dessas 52 pessoas 20 são pacientes de UTI geral (46,5%), sem ligação com o coronavírus, 18 estão com Covid-19 (41,9%) e 5 tem suspeita de Covid-19 (11,6%). RS

Vereadores de Lajeado aprovam projeto que possibilita alargamento da Avenida Senador Alberto Pasqualini

Cinco projetos de lei foram aprovados pelos vereadores de Lajeado na sessão ordinária desta terça-feira (28). Destaque para a concessão de direito real de uso a imóvel da prefeitura em troca de imóvel do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), proporcionando a possibilidade de alargamento da Avenida Senador Alberto Pasqualini, no Bairro São Cristóvão. Vereador de oposição ao governo, Carlos Ranzi (MDB) reconheceu a importância da matéria. Também recebeu aval a contratação temporária de agente comunitário de saúde para auxliar na prevenção da Covid-19 nos residenciais Novo Tempo I e II, alteração no parcelamento da Taxa de Licenciamento Ambiental, abertura de crédito na Saúde e possibilidade de matrícula de alunos na rede municipal pela internet.

Produção e apresentação: Júlio César Lenhard
Próxima edição: hoje, ao meio-dia.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui