Rússia expulsará diplomatas americanos em resposta a sanções

Kremlin também impedirá que embaixada americana entre em contato com autoridades da Rússia


0

A Rússia anunciou nesta sexta-feira (16) que expulsará 10 diplomatas americanos em resposta às sanções tomadas por Washington, acrescentando que “recomendou” ao embaixador americano em Moscou que retorne ao seu país. “Dez diplomatas foram incluídos na lista que nos foi entregue com o pedido de saída dos Estados Unidos.

Vamos responder a essa medida reciprocamente e pediremos a dez diplomatas americanos na Rússia que deixem nosso país”, declarou o ministro das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, em entrevista coletiva.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ordenou duras sanções econômicas contra a Rússia e a expulsão de dez diplomatas russos, mas também renovou sua proposta de uma cúpula com Vladimir Putin para buscar uma “desescalada” das tensões.

A ordem executiva permitirá que a Rússia seja punida novamente “se continuar a interferir em nossa democracia”, advertiu Biden em um discurso solene da Casa Branca, mas garantiu que não quer “desencadear um ciclo de escalada e conflito”. Biden chamou as medidas de “uma resposta medida e proporcional” ao que chamou de ações hostis de Moscou.

O Tesouro dos EUA proibiu as instituições financeiras do país de comprarem diretamente títulos de dívida emitidos pela Rússia após 14 de junho. Também sancionou seis empresas de tecnologia russas acusadas de apoiar as atividades de inteligência cibernética de Moscou.

Fonte: Correio do Povo


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui