Russo vencedor do prêmio Nobel da Paz leiloará moeda para ajudar crianças ucranianas

Dmitry Muratov, vencedor da edição de 2021, irá direcionar todo o dinheiro para a Unicef


0
Foto: Patrick Semansky / AP

O jornalista russo Dmitry Muratov irá leiloar a sua medalha recebida durante a premiação do Nobel da Paz de 2021 nesta segunda-feira (20). Ainda não se sabe ao certo qual valor deve ser atingido, mas tudo que for pago será enviado à Unicef, disse ele.

Muratov já havia dito que os US$ 500 mil recebidos durante sua premiação seriam destinados a ajudar os ucranianos. A ideia da doação, disse ele, “é dar às crianças refugiadas uma chance de futuro”.

Muratov, premiado com a medalha de ouro em outubro de 2021, ajudou a fundar o jornal russo independente Novaya Gazeta e foi o editor-chefe da publicação quando fechou em março em meio à repressão do Kremlin a jornalistas e à dissidência pública após a invasão da Ucrânia pela Rússia .

Em entrevista à Associated Press, Muratov disse estar particularmente preocupado com as crianças que ficaram órfãs por causa do conflito na Ucrânia. “Queremos devolver o futuro deles”, disse ele. Muratov dividiu o Prêmio Nobel da Paz no ano passado com a jornalista Maria Ressa das Filipinas.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui