Saber a medida e a hora certa das coisas é uma das sabedorias mais significativas na vida de um homem

Confira o comentário da jornalista, psicóloga e psicanalista clínica Dirce Becker Delwing


0
Foto: Divulgação / Ilustrativa

De longe, uma trepadeira chama a atenção porque está tomando conta do espaço. Seus galhos se esparramam pelos troncos das árvores e pela cerca. Ao lado, outras plantas crescem e conseguem mostrar a sua presença de forma mais discreta. Num primeiro momento, a trepadeira é mais vistosa, contudo, à medida que vai se alastrando, começa a figurar de forma exagerada no canteiro.

Enquanto observo, penso na medida certa das coisas. Talvez esse seja um dos grandes desafios da vida. E isso vai desde saber o tempo certo da fervura de um ovo ao número de vezes que você deve insistir com um cliente que está em dúvida na hora de fechar um negócio. Sim, porque se você for insistente demais, corre o risco de afugentar a pessoa por conta da pressão que vem fazendo. Se for comedido em excesso, poderá mostrar que não está dando a devida assistência.


ouça o comentário 

 


 

Saber a medida e a hora certa das coisas é mesmo uma grande sabedoria. Saber quando você deve falar e quando você deve calar. Saber quando você precisa se posicionar com mais firmeza e quando uma boa dose de serenidade é o melhor caminho para uma solução mais saudável. Vale para relacionamentos, amizades e redes de contato. Quantas vezes, exageramos no tom de voz quando estamos falando com alguém, quantas vezes não encontramos a medida certa na hora de expressar nossas emoções, ou mesmo na hora de defender nossas ideias.

Quantas vezes, passamos dos limites, quantas vezes não agimos e, depois, nos cobramos pela passividade desmedida que tivemos. Quantas vezes, exageramos na comida, na bebida, nos gastos e nas cobranças que fazemos àqueles que convivem conosco. Saber o tempo certo das coisas é uma arte. O momento certo de se retirar do emprego, de uma relação, de uma sociedade, de um jogo, de encerrar um show. A hora certa, a medida certa, o tempo certo. Em grande medida, a gente passa a vida nesse processo de aprendizagem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui