“Eu mexo com este assunto há mais de 10 anos e ninguém sabe fazer isso melhor do que eu. Este é o meu trabalho, ou eu faço ou não sai bem feito. A frase está na contracapa do livro “Aprenda a Delegar com eficiência”, do escritor Donald Weiss. Você já deve ter ouvido algo parecido, se é que já não fez afirmações assim por aí. Bem possível, você também sabe que um dos obstáculos para o crescimento de muitos profissionais é a incapacidade de delegar. Acontece que não é tão fácil assim deixar que os outros façam as coisas do jeito como elas conseguem e entendem que deve ser feito. No entanto, se você lidera uma equipe precisa saber delegar com eficiência.
ouça o comentário
Pessoas com um forte espírito perfeccionista ou exageradamente cuidadosas para não errar têm dificuldade nessa questão. Por entenderem que só elas beiram à perfeição, evitam pedir apoio porque querem fazer tudo, controlar cada etapa do processo, pensar em todos os detalhes. Com isso, vão ficando estressadas, perdem oportunidades e não formam equipes integradas.
O estresse é constante para quem quer abraçar o mundo. E esse mal tende a ficar crônico, pois a pessoa centralizadora precisa se desdobrar para continuar fazendo tudo, apesar da exaustão resultante da sobrecarga de trabalho. O centralizador é incapaz de delegar até as tarefas menores, por isso, fica ocupado com mínimos detalhes, gastando o tempo que poderia ser empregado em projetos novos e em melhorias para a empresa. Além disso, quem é centralizador, em grande medida, impede o crescimento profissional dos subordinados. Esses, ou saem em busca de superiores melhores, ou se acomodam porque, de qualquer maneira, o chefe vai fazer do jeito dele.
Então, se você é chefe, líder de um grupo reflita: tenho estado muito atarefado? Tenho delegado o suficiente? O que me impede de delegar mais? E, principalmente, valorize os outros. Dê os méritos a quem merece. Tem chefe que delega e depois fica propagando que foi ele quem executou a tarefa sem ao menos citar o colega, aliás, cita sim, quando algo deu errado. Sem dúvida, nisso está uma grande razão de desmotivação da equipe.
Dirce Becker Delwing, jornalista, psicóloga e psicanalista clínica