Saiba quais são os três terrenos oferecidos pela prefeitura para a nova agência do INSS em Lajeado

Ideia é que o instituto ganhe uma sede mais moderna e abra espaço para a ampliação do Hospital Bruno Born. “Há um interesse de todos”, afirma o prefeito Marcelo Caumo


0
Local onde está instalado o INSS em Lajeado é estratégio para a ampliação da estrutura do Hospital Bruno Born (Foto: Júlio César Lenhard / Arquivo)

A Prefeitura de Lajeado articula com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e com o Hospital Bruno Born (HBB) a transferência da agência para um novo prédio. Dessa forma, a estrutura do hospital poderia ser ampliada. O prefeito Marcelo Caumo busca viabilizar a negociação. De acordo com ele, “há um interesse de todos, então falta a definição da melhor estratégia para que todas essas vantagens se concretizem”.

Segundo as articulações, o HBB pagaria a construção da nova sede do INSS, em um terreno cedido pela prefeitura. A administração municipal ofereceu três locais para o instituto avaliar e escolher.

Prefeito de Lajeado já foi duas vezes a Brasília para alinhar a negociação (Foto: Tiago Silva)

A primeira opção é onde estão localizadas as câmaras mortuárias, próximo à Estação Rodoviária de Lajeado. Outra seria o antigo prédio da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas), hoje denominada Secretaria do Desenvolvimento Social, no centro de Lajeado, próximo ao atual prédio do INSS.

Por último, um imóvel onde ficava a antiga Praça Mário Lambert. Em outras oportunidades, esse espaço já havia sido oferecido para sediar um novo prédio para a Câmara de Vereadores de Lajeado.

Para o prefeito Marcelo Caumo, as três opções são bem localizadas, com grande circulação de pessoas e facilidade de linhas de transporte. Havendo a necessidade, poderá ser feito um ajuste de valores entre as partes. “Tenho certeza que todos vão sair ganhando”, pontua o gestor municipal, que foi duas vezes a Brasília para tentar desatar o acordo.

Caumo explica que essa discussão ganhou força em 2019. Ele lembra que o atual prédio do INSS precisa de uma boa reforma para atender os usuários. Dessa forma, o instituto mostra interesse na possibilidade de uma sede mais moderna, em outro local.

Por outro lado, o espaço onde o INSS está localizado é estratégico para ampliar a estrutura do Hospital Bruno Born. Os dois ficam lado a lado, na mesma quadra, na Avenida Benjamin Constant, no Centro de Lajeado.

Texto: Tiago Silva
web@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui