Sala do Empreendedor de Teutônia recebe Selo Bronze

A certificação é resultado de uma parceria entre o Sebrae RS e a Fundação Nacional de Qualidade.


0
Certificação foi entregue nesta semana pelo Sebrae ao Município (2) (Foto:Paulo Sérgio Rosa/divulgação)

A Sala do Empreendedor de Teutônia recebeu na terça-feira, dia 8 de dezembro, o Selo Bronze, certificação que é resultado de uma parceria entre o Sebrae RS e a Fundação Nacional de Qualidade. O troféu outorga a implantação e estruturação da Sala do Empreendedor junto a Prefeitura de Teutônia, sendo responsável em fazer a ponte entre as demais secretarias envolvidas na abertura de empresas.

Conforme o prefeito, Jonatan Brönstrup, o Executivo trabalhou incansavelmente na melhoria do ambiente de negócios no âmbito do Município, tornando-o mais atraente ao investimento e favorecendo o exercício das mais variadas atividades econômicas, com geração de emprego e renda, e impulsionando o desenvolvimento da região. “Procuramos diminuir a burocracia na abertura de negócios por meio da Sala do Empreendedor, reduzindo custos para empreender, o que se torna fundamental para o desenvolvimento do Município. Esta certificação outorga o trabalho feito”, sublinha.

O troféu foi entregue pelo gestor de políticas públicas da Regional Vales do Taquari e Rio Pardo do Sebrae, Alexandre Schmitt, ao prefeito Jonatan Brönstrup, secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Sidnei Eckert e ao servidor responsável pela Sala do Empreendedor de Teutônia, Clécio da Silva Queiroz.

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Sidnei Eckert, observa que, por meio da Sala do Empreendedor, os empreendedores estão tendo a oportunidade de desenvolver o seu negócio, se preparando para a retomada da economia. “É positivo perceber que o empreendedor encontra um ambiente favorável para abrir novos negócios no município. Mesmo nesses tempos difíceis, o empreendedor acredita que pode desenvolver o seu negócio agora e crescer assim que a economia como um todo voltar a crescer”, enaltece.

A Sala do Empreendedor tem o objetivo de agilizar e desburocratizar os processos relacionados à abertura e manutenção de empresas. O espaço está localizado junto à Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, sala 49 da Prefeitura, e atende das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h. Informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3762-7700, ramal 129, com Clécio da Silva Queiroz.

Mais sobre a certificação

A certificação é a etapa final de um processo iniciado há mais de cinco meses. Durante este período, as atividades envolveram diferentes etapas como bate-papos online, apresentação de cases, esclarecimento de dúvidas, autodiagnóstico e avaliação. A certificação é resultado de uma parceria entre o Sebrae RS e a Fundação Nacional de Qualidade para reconhecer os esforços de melhoria e oferecer um atendimento ainda mais qualificado para os empreendedores locais.

O processo começou com bate-papos online envolvendo as Salas, entre 15/07 e 19/08. Nestes encontros virtuais, foram compartilhados cases bem-sucedidos para servir de inspiração aos demais e para mostrar como é o funcionamento e o que pode ser implementado. As Salas interessadas em participar da certificação tiveram prazo até 25 de setembro para se inscreverem à certificação. A segunda etapa foi o autodiagnostico que consiste em responder a algumas questões acessando o link disponibilizado. Posteriormente, houve uma rodada de entrevistas virtuais com o Sebrae RS e a FNQ, que se estendeu de de 13 de outubro até 12 de novembro.

Para certificação das Salas do Empreendedor são avaliados 24 critérios no total, respondidos pelos responsáveis das Salas pelo link disponibilizado pela FNQ. Após são realizadas entrevistas virtuais e as Salas que atenderem os critérios pré-estabelecidos recebem a nova certificação. Para conquistar o selo Bronze, as Salas do Empreendedor precisam ofertar pelo menos nove serviços básicos de uma lista de 12 opções. Estão entre eles serviços de orientação e formalização de empresas e MEI (Micro Empreendedor Individual).

Das 126 salas gaúchas, 104 se inscreveram para a avaliação e 80 foram reconhecidas com troféus Ouro (36 salas), Prata (6 salas) ou Bronze (38 salas), dependendo do grau de desenvolvimento que já obtiveram. AI/CS

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui