Salva fecha parceria com investidora dos EUA para construção de nova fábrica com capacidade de produzir até 10 milhões de litros/mês

Termo de compromisso de investimento estratégico garante que o repasse da porcentagem do capital da microcervejaria será proporcional ao valor investido, que chegará a 40%


0
Foto: Andréa Zysko / Salva Craft Beer / Divulgação

A Salva Craft Beer LTDA, microcervejaria instalada em Bom Retiro do Sul, fechou uma parceria com a Silo Food Company SA, empresa irmã da Private Equity VSK Capital, que tem sua sede nos Estados Unidos. A negociação ocorreu com o apoio de uma consultoria, e terá como principal objetivo impulsionar a produção da empresa.

De acordo com o CEO da Salva, João Giovanella, a aquisição por parte da investidora ocorre por meio de um compromisso de investimento estratégico, e o repasse da porcentagem do capital da microcervejaria será proporcional ao valor investido pela empresa norte-americana, chegando a 40%, conforme combinado em contrato.

João Giovanella, CEO da Salva (Foto: Andréa Zysko / Salva Craft Beer / Divulgação)

“Foi algo muito pensado por nós. Encontramos alguns gargalos e entendemos que para dar o próximo passo, seria necessário uma parceria com algum investidor”, destacou.

Giovanella ainda destaca que inicialmente os valores serão voltados para a atual fábrica, instalada às margens da BR-386. “Neste primeiro momento, iremos atingir o nosso limite de produção aqui na nossa sede. Atualmente, temos a capacidade de produzir até 750 mil litros por mês, dos quais 200 mil são para a Salva e o restante para cervejarias parceiras. Com alguns ajustes e este aporte, queremos chegar na produção de 1 milhão de litros/mês”, relata. Este investimento inicial repassará 7% do capital da empresa para a Silo.

Salva Pub (Foto: Divulgação)

Nova fábrica

Desde o ano passado, a Salva estuda impulsionar a capacidade de produção, para assim se tornar uma das maiores microcervejarias do Sul do Brasil. Com esse intuito, a empresa irá construir uma nova fábrica, com uma estrutura robusta, com projeção de produzir até 10 milhões de litros/mês.

Conforme o CEO da empresa, a ideia é de que esta obra seja construída em Bom Retiro do Sul, mas por conta de questões legais, poderá ser realizada em outro estado. “O Rio Grande do Sul ainda está muito atrás nas questões fiscais que envolvem a nossa produção. Em outros estados, já está sendo possível produzir até 400 mil litros/mês, enquanto aqui só temos auxílio e permissão para os 200 mil. Outro problema envolve as questões fiscais. Uma microcervejaria aqui paga até 66% de impostos e tributação, enquanto uma macrocervejaria, menos de 30%. Sou contrário a quanto maior a empresa mais descontos, isso inibe o crescimento de quem está se desenvolvendo”, discorreu.

Foto: Divulgação

Apesar dos impasses, a expectativa da Salva é de que já no próximo ano a nova estrutura comece a sair do papel. Nela, além da cerveja, a empresa de Bom Retiro estuda incrementar outros produtos em sua produção. Mesmo que o novo prédio saia do estado, Giovanella descarta qualquer chance da sede sair do Vale do Taquari.

Texto: Vinicius Mallmann
regional@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui