Santa Clara do Sul amplia grupos de ginástica para o interior do município

Ação faz parte do "Santa Clara + Feliz", programa voltado à saúde e bem-estar das pessoas


0
Santa Clara + Feliz em Picada Santa Clara (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de oportunizar mais qualidade de vida e bem-estar às pessoas, o governo de Santa Clara do Sul está ampliando os grupos de atividade física e saúde para as comunidades do interior, por meio do programa “Santa Clara + Feliz”. Em outubro iniciaram as atividades nas localidades de Sampaio, Sampainho, Chapadão, Nova Santa Cruz, São Bento e Picada Santa Clara, envolvendo mais de 60 novos participantes.

Estes grupos se somam ao de caminhada contemplativa (que semanalmente realiza roteiro partindo da área central para diferentes destinos), aos de ginástica (que se exercitam na sala equipada para aulas de alongamento, técnicas de pilates, funcional, musculação, zumba e de ritmos ao lado da Unidade Básica de Saúde), ao das irmãs do Lar Divina Providência (com atividades lúdicas de integração, alongamento, relaxamento e ginástica para a terceira idade) e ao de ginástica laboral para os servidores da saúde, totalizando mais de 260 pessoas envolvidas até o momento.

O número de participantes deve ser ampliado nos próximos meses, de acordo com a educadora física Cátia Kolling, com a estruturação de novos grupos para o Clube Esportivo, Parque das Flores e demais localidades. A coordenadora das atividades contextualiza que o projeto existe há mais de 10 anos no formato de caminhadas orientadas, avançando em 2013 com grupos de ginástica e potencializado este ano através do Programa Santa Clara + Feliz, focado na saúde emocional da população.

A aluna Marlene Lermen (61), da comunidade de Sampaio, afirma que assim como ela, as amigas e vizinhas estão muito felizes e animadas com a iniciativa do governo municipal. “É muito gratificante, após esse período de isolamento da pandemia, a gente poder se reunir aos poucos, com os devidos cuidados, para conversar, fazer ginástica e brincadeiras entre amigos”, comemora.

A moradora de Chapadão Janete Ferla (52) se diz animada com a experiência. “É muito gratificante que esse projeto seja oferecido na cidade e no interior, proporcionando qualidade de vida a todos. Precisamos nos exercitar e esse grupo veio em boa hora.”

Rosane Mallmann (58), moradora do Centro, reforça o depoimento das colegas das localidades. “É um momento de integração, socialização, empatia e muitas risadas entre as participantes. Só elogios para essa iniciativa”, complementa.

De acordo com o prefeito Paulo Kohlrausch, o intuito é oportunizar que a população tenha atividades para cuidar da saúde física e emocional, possibilitando mais qualidade de vida e bem-estar a todos. “Nosso objetivo é que tanto os moradores do centro quanto do interior possam se desenvolver de maneira igualitária. Essa é uma das diversas ações que iremos promover a partir do programa Santa Clara + Feliz, voltado à saúde da nossa comunidade”, destaca. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui