Santa Clara do Sul planeja mobilidade urbana e arborização de estradas rurais

Prefeitura e empresa especializada estão formulando um questionário para identificar as principais demandas da população


0
Foto: Prefeitura de Santa Clara do Sul

Com o objetivo de garantir um desenvolvimento ordenado, sustentável e ainda mais bonito ao município, o Governo de Santa Clara do Sul iniciou em 2021 os estudos para a realização do Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PlanMob). Trata-se de programas, metas e ações no sentido de qualificar o setor, além de um Plano de Arborização voltado a estradas rurais, que visa melhorias na paisagem e o fortalecimento das identidades das comunidades locais.

De acordo com o prefeito Paulo Kohlrausch, o planejamento é fundamental para possibilitar um futuro mais ordenado do município e uma organização mais adequada, garantindo o desenvolvimento e a expansão urbana e rural de uma forma sistematizada e, consequentemente, viabilizado o bem-estar da população. “A partir do plano, buscamos uma mobilidade mais sustentável, com transporte e circulação que proporcionem acesso amplo e democrático ao espaço urbano”, destaca. Serão priorizados os modos não-motorizados e coletivos de transportes, conforme política nacional.

Segundo a engenheira Fernanda Schwingel, responsável técnica do governo municipal na elaboração do plano, a construção do PlanMob terá a participação da comunidade, que auxiliará na definição da legislação que irá planejar a mobilidade urbana do município para os próximos 20 anos. Para tanto, a administração municipal e a empresa Plural Consultoria em Planejamento Territorial, contratada para subsidiar no apoio técnico para a realização desses planos, estão formulando um questionário para identificar as principais demandas da população, que será divulgado nos próximos dias por meio do site oficial da Prefeitura.

Marcelo Arioli Heck, responsável técnico da Plural Consultoria, ressalta que também serão realizadas outras formas de consulta à população nas próximas etapas, como audiências públicas, além de reuniões de trabalho com o Conselho estabelecido para discutir a temática. Mais informações sobre esses processos participativos serão disponibilizadas no site www.santaclaradosul.rs.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui