Santa Clara do Sul promove 6º Encontro Regional de Jovens do Vale do Taquari

Evento ocorre na próxima quinta-feira (28) na localidade de Sampainho


0
Elizangela Mainardi Roso Teixeira, assistente técnica social do escritório de Extensão Rural da Emater/RS, e Odair Berwanger coordenador regional de jovens rurais (Foto: Maria Eduarda Ferrari)

Está programada para a próxima quinta-feira (28) a realização do 6º Encontro Regional de Jovens do Vale do Taquari. O evento ocorre desde 2016 e esta edição integra a 1ª Semana da Agricultura de Santa Clara do Sul.

Em entrevista ao Panorama desta quinta-feira (21) Elizangela Mainardi Roso Teixeira, assistente técnica e social do escritório de Extensão Rural da Emater/RS, e Odair Berwanger coordenador regional de jovens rurais explicaram que o intuito do evento é promover troca de ideias, novas experiências e apresentar relatos de outros jovens que vivem a realidade do setor rural. O tema do evento é a sucessão familiar, mas Elizangela explica que serão abordados outros assuntos ligados a essa temática, como a tecnologia nas propriedades e o turismo rural.

Berwanger cita que a expectativa é de um público superior a 100 pessoas, como ocorreu em outras edições, e que os participantes são, normalmente, pequenos produtores buscando fontes de renda alternativas e novas ideias para o crescimento das propriedades. Entretanto, são percebidas algumas dificuldades na participação dos jovens por conta das tarefas que precisam ser desenvolvidas no campo. Ainda assim, Berwanger ressalta: “uma troca de ideias e ver uma coisa diferente também é importante”.

De acordo com Elizangela, os jovens da região buscam qualificação e retornam com mais conhecimento para a gestão no campo: “isso facilita a sucessão porque eles voltam para as propriedades com ideias qualificadas e mais empreendedores”. Odair destaca que os principais desafios do jovem rural atualmente são as variações de preços nos insumos e nos produtos, as condições climáticas, o preconceito e o relacionamento em família para a sucessão.

O evento ocorre na Sociedade Esportiva e Recreativa Sampainho, de Santa Clara do Sul, e as inscrições podem ser feitas nos sindicatos regionais e na Emater.

Programação:

  • 9h: Recepção e café;
  • 9h30: Abertura – relatos de experiência na sucessão familiar;
  • 10h: Roteiro rural Sabores e Cafés da Colônia, com Eduarda Rohr;
  • 11h: Orgânicos Mãos na Terra, com Maristela Finatto Ferro e Ronaldo Davi Ferro;
  • 12h: Almoço;
  • 13h: Aplicativo Gestor RP – inserção de tecnologia na produção leiteira;
  • 14h: Apresentação de instituições de ensino técnico e superior voltado ao setor agrícola;
  • 16h: Encerramento.

Texto: Fernanda Kochhann
web@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui