Santiago Lima, o cantor dos “modões” de viola que faz sucesso em Lajeado

Com raízes gaúchas, o mato-grossense, de 26 anos, esbanja talento e carisma por onde passa


0
Santiago Lima tem 26 anos e é natural de Sinop, no MT (Foto: Rodrigo Gallas)

Do Mato Grosso (MT) para Lajeado: o cantor Santiago Lima (26) faz sucesso nos bares, pub’s e festas da região, esbanjando talento e carisma. No programa Panorama da Rádio Independente, desta quarta-feira (18), o “sertanejo raiz” contou sua história, cantou, tocou sua viola e fez imitações de grandes nomes da música nacional do gênero (ouça no player abaixo).

Natural de Sinop (MT), desde criança era apaixonado pela música sertaneja. Até seus 12 anos, desempenhava a função de engraxate. Nesta idade, ganhou sua primeira viola e começou a apresentar-se pelo estado com seu pai. Juntos, lançaram seis CDs. Ao completar 18 anos, iniciou sua carreira solo.

Ele residia em Lajeado antes da pandemia. Neste período, com os casos da covid-19 em alta, foi para São Paulo. Retornou ao município do Vale do Taquari há alguns meses. Ele diz ter gostado da região e pretende fixar-se por aqui — sem deixar de realizar suas viagens pelo país para se apresentar. “Acabei fazendo infinitas amizades em Lajeado. Acredito que não vou sair daqui tão cedo.”

Ele conta que sua mãe é de Santa Rosa, no RS. Por isso, sua adaptação foi facilitada. “Aprendi a tomar chimarrão rápido”, conta em tom bem-humorado. “Quando cheguei aqui tive um choque cultural. Chegava nos lugares de chapelão e o pessoal achava meio diferente [..]. Aqui tem uma grande porcentagem de alemães. Dizem que são desconfiados, mas quando vira amigo, vira amigo mesmo”, percebe sobre a cultura.

Seu estilo principal é o country, mas descreve ser bem eclético nas suas apresentações, com sucessos do sertanejo universitário em um estilo caipira. O mato-grossense, com identidade própria e essência de violeiro, esteve entre os três finalistas do programa Festival Sertanejo do SBT, em 2014, ganhando projeção nacional. O programa era apresentado pela dupla Chitãozinho & Xororó.

Assista ao bate-papo na íntegra

Saiba mais e ouça canções entoadas por Santiago Lima acessando o seu perfil no Instragram:

Texto: Rodrigo Gallas
web@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui