São João no Parque atrai cerca de 15 mil pessoas

Evento foi realizado neste domingo no Parque Ney Santos Arruda, às margens do Rio Taquari, em Lajeado


0
Milhares de pessoas acompanharam a queima da fogueira (Foto: Lucas Brunetto / Órion Filmes)

Apesar de o domingo não ter tido a presença do sol, cerca de 15 mil pessoas foram ao Parque Ney Santos Arruda, às margens do Rio Taquari para a 15ª edição do São João no Parque, que foi uma promoção da Prefeitura de Lajeado e do Grupo Independente, com o apoio de mais de 20 entidades. A estimativa é da comissão organizadora do evento, que ficou muito feliz pelo acolhimento da comunidade ao novo local da festa típica.


OUÇA A MATÉRIA


O secretário de Cultura Esporte e Lazer de Lajeado, Carlos Reckziegel compara à última edição realizada em 2019 no Parque Professor Theobaldo Dick. “Chegamos a números muito parecidos com os de 2019 e é muito legal ver esse parque novo tomado, com a participação da população que veio em massa. Foi um sucesso total. Meu agradecimento à comunidade de Lajeado e também a todos os parceiros e as nossas entidades, parceiras do São João no Parque” vibrou.

A programação teve início ao meio-dia e se estendeu até a noite, com a queima da fogueira e o show da banda Barbarella. Ao longo do dia as famílias puderam acompanhar diversas atrações como teatro, danças com cadeirantes, afro, gauchescas, oficinas de forró e lenço, casamento caipira, dança da quadrilha, dentre outras atrações. Os pequenos também puderam se divertir com os brinquedos infláveis e com personagens que brincaram e tiraram fotos em frente ao espaço das rádios Independente e Tropical, do Grupo Independente.

Os lajeadenses Rodrigo Correa e Mônica Rosa foram pela primeira vez ao parque Ney Santos Arruda e ao evento. “A organização é muito boa. É um ótimo ambiente pra família. Uma festa muito bonita”, diz ele. Mônica aprovou o novo parque, que foi inaugurado em janeiro deste ano e que ainda tem 50% das obras a serem feitas. “Achei bem bacana. Um espaço legal para a gente vir com a família e curtir”. A filha deles, Isadora, de sete anos, disse que o que mais gostou foi o Sonic, personagem que estava à frente do espaço do Grupo Independente e estava ansiosa pela queima da fogueira.

Família de Rodrigo e Mônica aprovou o evento (Foto: Ricardo Sander)

Ao longo da tarde e, especialmente no anoitecer, muitas filas se formaram em frente às tendas das entidades para a compra de alimentos. O presidente da Associação dos Artesãos de Lajeado, Sérgio Bacci, ficou muito satisfeito. “Nós estamos surpresos porque o movimento foi muito bom comparado com 2019. A gente comprou até mais do que a última vez e ainda tivemos que repor a mercadoria como sobrecoxa, salsichão, quentão, pinhão”, cita. Mais de 20 pessoas trabalharam no espaço e o valor arrecadado será importante para a manutenção da entidade. “A gente tem que fazer um fundo. É um caixa que a gente faz. A gente não tem do que se queixar do São João. É um dos melhores eventos pra nossa entidade”, comenta.

Sérgio Bacci (e) e demais integrantes da Associação dos Artesãos (Foto: Ricardo Sander)

Na abertura oficial do evento, o prefeito Marcelo Caumo perguntou para os presentes, quantos estavam no Parque Ney Santos Arruda pela primeira vez e cerca de 60% das pessoas levantaram o braço, mostrando que o objetivo de divulgar o novo espaço também foi atingido. “Muito obrigado a todas as entidades, a toda a população que fizeram o São João no Parque ser novamente um sucesso. A gente tinha a preocupação da chuva e o dia foi perfeito. A fogueira abrilhantou o evento e o show do Barbarella foi pra fechar com chave de ouro. Até a 16ª edição”, convidou.

O diretor do Grupo Independente, Ricardo Brunetto, também se mostrou muito contente. “Nós estamos muito felizes. Um evento que tem o DNA da Rádio independente e a realização da Prefeitura de Lajeado e o apoio de todas as entidades de Lajeado e região. Foi um evento magnífico, com um público considerável. A organização está de parabéns com a realização de um evento que tem a característica de cultiva a tradição do São João”, frisou.

Brunetto e Caumo na abertura oficial do evento (Foto: Ricardo Sander)

Milhares de pessoas ficaram no evento até a noite para ver a queima da fogueira, que nesse ano teve 15 metros de altura e cerca de 40m³ de lenha. Como sempre, o responsável pela sua construção foi o empresário Léo Katz que destaca que a estrutura é montada em forma de arapuca, a base de eucalipto, mas também com taquaras e entulhos. “Como é que não vou ficar feliz. Olha a beleza dessa fogueira. Olha a beleza desse público aqui em volta. Olha a beleza que foi essa festa toda. Melhor impossível”, avaliou.

Léo Katz foi o responsável pela fogueira de 15 metros (Foto: Ricardo Sander)

Entidades

As entidades parceiras do São João no Parque foram: Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan); Associação de Assistência a Pacientes Oncológicos e Transplantados (Aapot);Aldeia Foxá; Emater; Artte Escola de Dança; Associação Bloco dos Palhaços; Associação de Deficientes Físicos de Lajeado (Adefil); Associação de Ecologia e Canoagem – (Aeca); Associação dos Artesãos de Lajeado; Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadev); Centro de Cultura Afro Brasileira de Lajeado e Centro de Cultura Alemã de Lajeado. Além do Clube do Rock Vale do Taquari Consulados do Grêmio e do Internacional, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), CTG Raízes do Sul, Ervateira Ximango, Grupo de Escoteiros Tibiquary, Sesc Lajeado, Sociedade 25 de Julho e Léo Katz.

Texto: Ricardo Sander
ricardosander@independente.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui