São João no Parque está confirmado para o próximo domingo em Lajeado; confira a programação

Evento será no Parque Ney Santos Arruda, nas imediações do Rio Taquari. Reunião para ajustes finais do evento foi na manhã desta quinta-feira (30)


0
Reunião realizada na manhã desta quinta-feira (30) (Foto: Gabriela Hautrive)

Está chegando o dia da 15ª edição do São João no Parque, evento realizado pela Prefeitura de Lajeado e o Grupo Independente. A programação aconteceria no dia 26 de junho, mas por conta de questões climáticas, foi transferida e confirmada para o próximo domingo, dia 3 de julho. Na manhã desta quinta-feira (30) foi realizada a última reunião para ajustes do evento que será no Parque Ney Santos Arruda, nas imediações do Rio Taquari, em Lajeado. A organização, juntamente com as entidades participantes, se reuniu no parque para detalhar a logística do evento.


ouça a reportagem

 


Conforme o secretário de Cultura Esporte e Lazer de Lajeado, Carlos Reckziegel, a expectativa para realização do São João no Parque é altamente positiva: “A gente está há dois anos sem realizarmos o evento, em um espaço novo agora. Tivemos uma reunião muito produtiva com as entidades, estamos sentindo nelas esse desejo, esse entusiasmo para realizar o São João no Parque. A fogueira já está sendo montada, então estamos engajados para que tenhamos esse São João da retomada com um sucesso muito grande”, explica. A estrutura da fogueira terá 15 metros e ficará em meio ao lago.

Estão sendo programadas apresentações artísticas, comidas típicas, encenação de casamento caipira, dança da quadrilha, atividades típicas da comemoração, feira de artesanato, oficinas e a queima da fogueira.

Um dos organizadores do evento representando o Grupo Independente, Ditmar Henrique Born (Foto: Gabriela Hautrive)

Um dos organizadores, representando o Grupo Independente, Ditmar Henrique Born, falou sobre a última reunião para acertar todos os detalhes das atividades. “Quando você tem mais de 20 entidades ao seu redor, há busca de explicações, espaços, definições e localização, parte gastronômica, cultural e de artesanato, e é assim mesmo que as coisas acontecem”, pondera.

O fato do evento ser no Parque Ney Santos Arruda é um desafio a mais para a organização, segundo Born. “É uma experiência nova, a gente não sabe onde estamos pisando na verdade, estamos convocando, fazendo um chamamento para o público. Não vamos nos assustar com o tempo, pois o evento sai de qualquer maneira nesse espaço”, afirma.

Durante o dia também haverá brinquedos infláveis, chimarreada, oficinas e restes rápidos da dengue, além de informações sobre o mosquito Aedes aegypti.

Parque Ney Santos Arruda está localizado nas imediações do Rio Taquari (Foto: Gabriela Hautrive)

As entidades parceiras do São João no Parque são: Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan); Associação de Assistência a Pacientes Oncológicos e Transplantados (Aapot);Aldeia Foxá; Emater; Artte Escola de Dança; Associação Bloco dos Palhaços; Associação de Deficientes Físicos de Lajeado (Adefil); Associação de Ecologia e Canoagem – (Aeca); Associação dos Artesãos de Lajeado; Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadev); Centro de Cultura Afro Brasileira de Lajeado e Centro de Cultura Alemã de Lajeado. Além do Clube do Rock Vale do Taquari Consulados do Grêmio e do Internacional, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), CTG Raízes do Sul, Ervateira Ximango, Grupo de Escoteiros Tibiquary, Sesc Lajeado, Sociedade 25 de Julho e Léo Katz.

VÍDEO: Imagens da reunião com organizadores e entidades nesta quinta

Confira a programação completa

  • 14h – Teatro do Absurdo – Centro de Cultura Afro e Aapadev

– Dança de Tango com Cadeirantes – Adefil e C. de C. Afro
– Dança Adefil
– Dança Afro

  • 14h30 – Instrumental – CTG Raízes do Sul
  • 14h50 – Grupo Musical Luz dos Olhos – AAPADEV
  • 15h10 – Danças Alemãs – Centro de Cultura Alemã 15h30- Abertura oficial
  • 16h – Danças – Artte Escola de Dança
  • 16h20 – Oficina de Forró – Tais Maia
  • 16h30 – Danças Afro – Centro de C. Afro
  • 16h45 – Oficina de nó de lenço – CTG Raizes do Sul 17h-Danças Gaúchas – CTG Raízes do Sul
  • 17h30 – Apresentação cênica Casamento Caipira
    – Grupo de Teatro Destemperados
  • 18h – Apresentação Dança da Quadrilha – Artte Escola de Dança
  • 18h30 – Banda Barbarella e Queima da fogueira

Texto: Gabriela Hautrive
reportagem@independente.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui