São Leopoldo pede doação de medicamentos

Analgésicos, anestésicos e relaxantes musculares estão em falta no estoque


0
Atracúrio 50mg, Cetamina 500mg, Fentalina 0,5mg, Midazolam 50mg e Propofol 200mg são os medicamentos solicitados (Foto: Aline Marques / PMSL)

Com estoque baixíssimo de medicamentos analgésicos, anestésicos e relaxantes musculares para tratar pacientes internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e leitos clínicos no Hospital Centenário, bem como para pacientes em leitos clínicos na UPA Zona Norte e no Centro de Saúde da Feitoria, a Prefeitura de São Leopoldo está solicitando a clínicas veterinárias, farmácias privadas ou mesmo outros estabelecimentos que possam dispor de estoque de medicamentos usados para garantir a sedação dos pacientes.

Conforme o secretário de Saúde, Marcel Frison, a medida é emergencial e busca garantir o atendimento no momento de maior gravidade da pandemia. “Precisamos unir esforços e estamos apelando até para as clínicas veterinárias e farmácias no sentido de garantir um mínimo de abastecimento desses anestésicos, considerando a absoluta falta no mercado e também uma falta de abastecimento do Governo Federal”, explica Marcel.

Segundo a presidente do Hospital Centenário, Lilan Silva, a falta de medicamentos pode trazer consequência aos pacientes. “A quantidade utilizada de anestésicos e sedativos no Bloco Cirúrgico durante um ano, por exemplo, é a mesma utilizada em 10 dias na Área Covid”, destaca Lilian, afirmando que estão sendo requisitados os seguintes medicamentos: Atracúrio 50mg, Cetamina 500mg, Fentalina 0,5mg, Midazolam 50mg e Propofol 200mg.

Fonte: Correio do Povo

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui