“Se a Corsan seguir pública, vamos fazer de tudo para romper o contrato”, afirma Caumo

Atual responsável pelo abastecimento e saneamento terá preferência caso de privatização, e em caso de nova licitação, está descartada a possibilidade da Prefeitura de Lajeado assumir o serviço


6
Foto: Luan Santos

O chefe do Executivo de Lajeado deixou clara a sua posição quanto à privatização da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), entrevista na manhã desta terça-feira (23), no programa realidade da Rádio do Vale AM 820.

Marcelo Caumo afirmou que Lajeado não tem interesse em seguir adiante com o contrato que tem com a Corsan, se a empresa permanecer pública. “O fato é que do jeito que está não pode permanecer. Se a Corsan permanecer pública, vamos fazer todos os esforços para romper o contrato”, afirmou o prefeito.

O mandatário afirmou que o saneamento é uma das principais preocupações e tem muito a melhorar ainda na cidade, sendo que os serviços estão deixando a desejar da forma que estão. Ele disse ainda que em caso de privatização, a Corsan terá preferência e vantagens por já estar realizando o serviço e o contrato pode continuar. “Em caso de privatização da Corsan, podemos continuar e certamente a empresa vai ter vantagens e preferência pois tem contrato conosco, desde que cumpra as nossas exigências. Caso contrário, se abre uma licitação e, obviamente, a própria Corsan pode participar dessa licitação posteriormente também”, explica Caumo.

A Assembleia Legislativa do RS aprovou em agosto o projeto que autoriza a privatização Corsan. O leilão das ações deve acontecer até fevereiro de 2022. O governo gaúcho justifica a privatização citando metas do marco regulatório do saneamento e a alegada incapacidade da gestão pública em cumprir os índices. Porém, o Sindiágua/RS e alguns municípios manifestaram contrariedade e querem ter voz ativa na decisão.

Texto: Júlio César Lenhard

6 Comentários

  1. Sou contra a privatização da água. É um bem público e deve continuar sendo administrado pela CORSAN. É cafonice defender o contrário.

  2. E tem mais: o que não dá pra admitir é ver gente lavando calçada de mangueira sem ser multado. Onde está o papel da prefeitura para fiscalização?

  3. Alguém sabe quanto custa a água em uma sociedade de água do interior. Meus pais moram no interior e gastam 20% do que gasto aqui em lajeado com a corsan. Isso que eles tem horta e meu pau ainda sempre lava seu automóvel.

  4. Esse prefeito não sabe nem o que fala, é um fantoche do governo estadual; ele acha que é formador de opinião…

    CORSAN tem problemas, todas empresas de Saneamento tem, SANEPAR, CASAN, SABESP… Tem.que buscar resolver eles, !

  5. Gostei do seu site, e vejo que seu conteúdo está bem
    organizado, quero deixar uma sugestão, pois acredito que
    vocês só precisam alcançar novas pessoas que ainda não
    conhecem o seu site para ter maiores resultados. Se
    possível, visite meu link e me dê uma sugestão de melhoria
    para meu site também.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui