Se a gente não parar o aquecimento global, haverão áreas que não serão mais habitáveis, alerta Sônia Bridi

Jornalista palestra na segunda-feira (23) no CRIE Smart Cities, evento virtual da Univates


0
Sônia Bridi atualmente é repórter especial do Fantástico (Foto: Divulgação)

Cidades sustentáveis e inteligentes. Esse é o cenário do futuro de desenvolvimento e inovação para a sociedade. Nessa perspectiva, a Universidade do Vale do Taquari – Univates realiza o CRIE Smart Cities, que acontece entre os dias 23 e 27 de agosto. A palestra de abertura “Sustentabilidade, o futuro das cidades inteligentes” será proferida pela jornalista Sônia Bridi, que aborda a importância de as cidades serem sustentáveis, o respeito ao ambiente e seus ecossistemas e a correlação dos cidadãos. A atividade acontece nesta segunda-feira (23), às 19h.

Em entrevista exclusiva ao programa panorama da manhã desta quinta-feira (19), a jornalista falou sobre o tema da palestra. Para a jornalista, as ondas de calor mais intensas, que aconteciam uma vez a cada século, estão ocorrendo com mais frequência devido à atividade humana no planeta. “Estão ocorrendo a cada cinco anos.”

“Se a gente não parar o aquecimento. Se a gente não fizer o que tem que ser feito, e chegar (ao aumento da temperatura global) a quatro graus, a gente vai ter estas ondas de calor a cada ano.” “Haverão áreas que não serão mais habitáveis, porque quando o calor chega em determinado ponto, ele é mortal”, alerta.

A palestrante

Sônia Bridi atualmente é repórter especial do Fantástico. A jornalista, premiada e com vasta experiência como correspondente internacional, trabalha na Rede Globo desde os anos 1990. Tem em seu currículo uma trajetória de reportagens e séries de grande repercussão nacional e internacional como cobertura da Eco 92.

Durante a gravação da série Diário do Clima (2012) Bridi escalou o Kilimanjaro, na África, com 5.642 metros de altura, para mostrar os efeitos do aquecimento global. A jornalista também produziu as séries Planeta Terra: lotação esgotada (2012) e A Jornada da Vida (2014/2016).

O evento

Na segunda-feira (23), após a palestra principal do CRIE Smart Cities, haverá outras três atividades que envolvem o eixo temático da sustentabilidade. Nos outros dias do evento, haverá painéis como “Sustentabilidade na Agenda Organizacional”, no dia 24, das 20h30 às 22h,com participação de Taís Costa.

A última atividade sobre o tema sustentabilidade, no dia 26, tem a participação do palestrante Álvaro Sanchez Bravo, que aborda “As cidades e suas relações com os recursos hídricos”, realizada das 21h às 22h30min.

Para participar do CRIE Smart Cities, acesse https://www.univates.br/criesmartcities. O evento é gratuito, on-line e inicia às 19h. O público poderá se inscrever em diversas atividades, inclusive em dias diferentes.

Confira a programação do eixo temático da sustentabilidade

Dia 23/08, segunda-feira
19h às 21h – Sustentabilidade, o futuro das cidades inteligentes – Sônia Bridi
21h às 22h30 – Vivências em hortas urbanas – Carmen Fonseca, Ana Clara Souza e Fernanda Colombo
21h às 22h30 – Agenda Urbana Global – Paula Zacarias (ONU Habitat) e Nina Orlow (Movimento ODS)

Dia 24/08, terça-feira
20h30 às 22h – Sustentabilidade na agenda organizacional: o case da Danone – Taís Costa

Dia 26/08, quinta-feira
21h às 22h30 – As cidades e suas relações com os recursos hídricos – Álvaro Sanchez Bravo

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui