Secretaria da Agricultura de Bom Retiro do Sul auxilia na vacinação da brucelose

Aplicação das doses é feita de forma gratuita pelo veterinário do município.


0
Foto: Pefeitura de Bom Retiro / Divulgação

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Bom Retiro do Sul segue auxiliando os criadores de bovinos com a aplicação da vacina contra a brucelose. As fêmeas bovinas e bubalinas entre três e oito meses de idade devem ser vacinadas.

A orientação da Secretaria de Agricultura é para que o criador faça a solicitação do serviço quando as fêmeas tiverem entre três e seis meses. A aplicação é feita de forma gratuita pelo veterinário do município.

O criador deve agendar a visita mediante abertura de protocolo na Secretaria de Agricultura. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h30 e das 13h às 16h30.

Saiba mais

A brucelose é uma doença transmissível que ataca principalmente os bovinos, mas também outras espécies de animais e o homem. A bactéria pode estar presente na placenta, útero ou úbere das fêmeas doentes.

O meio de transmissão mais comum da brucelose em um rebanho sadio é pela aquisição de animais infectados, a transmissão da bactéria ocorrem principalmente por via oral entre os animais devidos alguns fatores:

a) o habito de um bovino sadio lamber a genitália da fêmea;

b) a ingestão de alimentos contaminados etc.

No homem a transmissão ocorre através da manipulação da placenta e restos fetais de animais contaminados e também através do consumo do leite não pasteurizado ou da carne. AI/VM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui