Secretaria da Educação de Estrela cria blog com atividades domiciliares para as crianças

A novidade chamada de “Aul@ digital Estrela” pode ser acessada no site da prefeitura e dá acesso a diversas atividades lúdico/pedagógicas complementares.


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Em virtude da suspensão das aulas na rede pública devido à pandemia do novo coronavírus, a Secretaria Municipal de Educação de Estrela (Smed) criou um blog com atividades para as crianças e adolescentes, da pré-escola ao 9º ano do Ensino Fundamental.

São exercícios que podem ser feitos com os pais, os quais contemplam todas as turmas, faixas etárias e áreas do conhecimento. Denominado de “Aul@ Digital Estrela”, o blog pode ser acessado no endereço auladigitalestrela.blogspot.com ou pelo site da prefeitura, em estrela.rs.gov.br.

O conteúdo também poderá ser solicitado via Facebook das escolas e quem não tem acesso à internet poderá retirar o material diretamente na respectiva escola. Nesta quarta-feira (6), das 10h às 18h30, o material da primeira quinzena; e no dia 15, no mesmo horário, o material da segunda quinzena.

Conforme o supervisor da Smed, Paulo Sehn, o objetivo é dar continuidade à rotina de estudos, se tornando uma ferramenta de ligação entre o professor e o aluno. No blog há um espaço para cada escola municipal de Estrela, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Lá os professores estarão disponibilizando, a partir desta quarta-feira (6), as atividades para um determinado período.

Cada escola tem um link próprio, com as referidas turmas (Foto: Reprodução/Arquivo)

“Todos os alunos da rede municipal têm acesso ao que foi produzido pelo seu professor, se tornando um elo de ligação entre os mesmos”, justifica. “Sem nenhum tipo de cadastro, o aluno ou responsável simplesmente clica na escola dele e na respectiva turma para ter acesso ao material. A ideia é facilitar ao máximo o acesso de todos ao conteúdo que os seus respectivos professores produziram, indicaram ou selecionaram para eles.”

O secretário de Educação, Marcelo Mallmann, ressalta. “Os pais que não tem acesso à internet poderão retirar o material diretamente nas escolas. Trata-se do mesmo conteúdo que será disponibilizada neste blog, de forma gradativa, seguindo um cronograma, com determinados componentes e disciplinas para cada dia da semana”, explica.

“As atividades complementares são muito importantes para manter uma rotina, com determinados horários preestabelecidos, nos quais os filhos saberão que aquele é o momento para estudar, e assim manter um vínculo com a escola, com a rotina de estudos.” Ele frisa. “E isso é fundamental neste momento de isolamento social, além de ser um auxílio aos pais, que passam a dispor de algumas tarefas que possam ser passadas aos seus filhos, ou mesmo realizadas juntos.”

O blog, contudo, irá dispor nos próximos dias de outras atividades fixas, independente da idade ou escola do aluno. Entre estas estão brincadeiras. Sehn destaca o resgate das antigas, como jogos de tabuleiro, cartas, resta um, xadrez, amarelinha, cinco marias, brincadeiras de roda, construção de material pedagógico a partir de sucatas, entre outras atividades. “Os pais podem proporcionar aos seus filhos momentos de estudo, incentivando a leitura e desenvolvendo o raciocínio. Além de estarem valorizando o comprometimento deles (filhos), será um momento ímpar junto com seus filhos”, diz.

Cronograma das atividades complementares:

Anos Iniciais

Segunda-feira: Linguagem/Música
Terça-feira: Matemática/Educação Física
Quarta-feira: Humanas/Informática
Quinta-feira: Ciências/Educação Física
Sexta-feira: Inglês/Música

Anos Finais

Segunda-feira: Matemática/Música
Terça-feira: Língua Portuguesa/Geografia
Quarta-feira: História/Ensino Religioso – Projeto de Vida
Quinta-feira: Inglês/Educação Físic
Sexta-feira: Ciências/Arte


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