Secretaria da Saúde de Forquetinha faz busca ativa por moradores que ainda não receberam a vacina contra a Covid

Enfermeira responsável pela campanha de imunização nega rumores de movimento “antivacina”


0
Enfermeira Mitícia Fernanda Noll (aplicando a vacina) (Foto: Giovane Weber)

Moradores de Forquetinha que já completaram ou vão completar 18 anos de idade em 2021, já podem agendar data e horário para aplicação da vacina contra a Covid-19 no município. “Forquetinha já chegou a idade dos 18 anos para imunização. O agendamento acontece para que possamos aproveitar todas as doses, em função do prazo de validade das vacinas. Por isso, precisamos fazer este agendamento”, explica a enfermeira responsável pela campanha da vacinação contra a Covid-19 em Forquetinha, Maitícia Fernanda Noll.


ouça a reportagem 

 


 

A vacina segue disponível também para pessoas maiores de 18 anos e demais grupos prioritários. O telefone de contato para o agendamento da primeira dose é o (51) 3613-2328, do Posto de Saúde Municipal, local onde ocorre todo o processo de imunização em Forquetinha. Para quem precisa receber a segunda dose, basta procurar o Posto de Saúde entre às 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, de segundas a quintas-feiras, ou das 7h30 às 12h nas sextas-feiras, para tomar a injeção.

Enfermeira nega movimento “antivacina”

A enfermeira Maitícia Noll negou os rumores sobre a existência de um movimento organizado “antivacina” em atuação no município. “ O que aconteceu e, acho que em todos os municípios, é que as pessoas tinham um pouco de receio sobre a vacina, por se tratar de uma coisa nova, até por desconhecer seus feitos. Lá no início da campanha, nós tivemos, não digo um movimento antivacina, mas sim, pessoas que tinham um certo receio de se vacinar naquele momento. Agora está tranquilo. O pessoal está procurando mais. Estamos vacinando a faixa etária dos 18 anos, mas ainda temos pessoas com 50, 60, 70 anos que ainda procuram pela vacina. Esse medo agora tem diminuído bastante”, pondera Maitícia.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, em Forquetinha, que tem 2,4 mil habitantes, dos grupos prioritários acima dos 18 anos de idade, já foram imunizadas contra o novo coronavírus 1.754 mil pessoas com a primeira dose, 850 pessoas com a segunda dose, e cerca de 70 moradores receberam a dose única, da fabricante Janssen. “Ainda estamos na busca ativa com as Agentes de Saúde de quem ainda não fez a vacina. Mas descontando os adolescentes e crianças, acredito que já estejamos com boa parte da população vacinada”, analisa a enfermeira.

Texto: Luís Fernando Wagner
noticias@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui