Secretaria da Saúde de Poço das Antas promove ações nas escolas

Nos encontros foram abordadas questões sobre a dengue e também covid-19


0
Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal da Saúde de Poço das Antas promoveu ações nas escolas do município sobre a importância dos cuidados preventivos contra a dengue. Na terça-feira (14), a enfermeira Jane Aparecida Garcia de Senna visitou a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Leo Pedro Schneider e a Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Valentim Schneider para orientar os estudantes de forma que estendam o conhecimento aos familiares sobre quais as ações são necessárias para remover os criadouros do Aedes aegypti, e sobre os riscos e cuidados que devem ser tomados para a não proliferação do mosquito.

Conforme a secretária da Saúde, Anisete Schneider, a luta contra a dengue é responsabilidade de todos, por isso, orientar as crianças e os jovens é fundamental. “O que buscamos é despertar o olhar dos estudantes, fazendo com que todas as informações fornecidas sejam multiplicadas com as pessoas que estão ao seu redor”, destaca Anisete.

Nos encontros foram abordadas informações sobre o mosquito Aedes Aegypti, como o seu tempo de vida, quantos ovos podem ser colocados por uma única fêmea e o que se deve fazer para evitar que tenham criadouros nas residências. As ações nas escolas fazem parte dos trabalhos de prevenção da doença alinhados pelo Comitê Municipal Intersetorial de Controle e Combate à Dengue, Zika Vírus e Chikungunya.

As palestras com as crianças são fundamentais, pois elas atuam como multiplicadoras da informação, passando seus conhecimentos aos familiares, amigos e vizinhos. “Também é importante que as medidas para combater a dengue sejam conhecidas desde a infância. Assim, os hábitos de prevenção serão levados por toda a vida”, comenta a enfermeira Jane.

Nos encontros também foram abordadas questões sobre a covid-19 como sintomas e suas diferenças em relação à dengue, também a importância da vacinação das crianças e adultos, bem como quais são os cuidados ainda necessários em relação à doença, caracterizando essa como uma ação do Programa Saúde na Escola (PSE). AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui