Secretaria de Planejamento de Lajeado permanece fechada na manhã desta terça-feira

Local foi fechado na tarde desta segunda-feira (9) para desinfecção após um surto de covid-19 entre os funcionários. Pasta reabrirá a partir das 13h30 desta terça


0
Secretaria de Planejamento de Lajeado atendeu normalmente na manhã de segunda-feira e depois foi fechada (Foto: Gabriela Hautrive)

A Secretaria de Planejamento de Lajeado (Seplan) permanece fechada na manhã desta terça-feira (10) para desinfecção do local após um surto de covid-19 em seus funcionários. Conforme o titular da pasta, Giancarlo Bervian, a previsão inicial era de que o local ficasse fechado apenas na tarde desta segunda-feira (9), mas o período de fechamento foi ampliado para que os produtos aplicados para desinfecção possa agir por mais tempo. A previsão é de que a secretaria volte a atender o público a partir das 13h30 desta terça-feira (10).

O fechamento se deu após dos 35 servidores da pasta, sete terem testado positivo para covid-19 até a última sexta-feira (6). Segundo Bervian, todos os funcionários contaminados estão com sintomas muito fracos e passam bem, até porque já foram vacinados, pelo menos com a 1ª dose. “Só foram afastados pelo fato de terem sido positivados”, cita. Segundo ele, a primeira informação ocorreu no dia 27 de julho, após a esposa de um funcionário perceber sintomas e ter positivado no dia 2. “A partir daquele momento solicitamos que ele ficasse em casa até que viesse o resultado do teste”, relata.

Como o exame deu positivo, o funcionário também foi testado, confirmando a infecção na terça-feira (3) e outros seis servidores positivaram na última sexta-feira (6). “Temos setores aqui dentro, alguns até mais fechados, e inicialmente surgiu no setor de projetos e depois no de fiscalização que fica mais ao lado”, explica.

Segundo Bervian, outros nove servidores testaram negativo e os demais não tiveram sintomas. “Fomos orientados de como proceder e durante a semana fizemos vários testes de todos que tinham sintomas, tendo mais três positivos e fechando os seis da semana passada”, destaca. Inclusive o secretário realizou o teste, que obteve resultado negativo. “Decorrente dos cuidados em que tivemos aqui, ficou bem focado naquele setor”, relata.

Bervian entende que os servidores farão falta, mas que os serviços não serão prejudicados. “O que mais preocupa é o setor da fiscalização, que tem três servidores positivados. Mas acredito que a gente tenha o apoio a este setor e que o serviço da secretaria não será muito afetado”, pondera.

Na manhã desta segunda-feira (9) foi feita uma reunião com o secretário de Saúde de Lajeado, Cláudio Klein, e com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Demarchi, em que foi definido o fechamento da secretaria na parte da tarde, com retomada dos serviços e atendimentos na terça-feira (10). “Fizeram um termo que foi repassado aos nossos servidores e tomamos a decisão em conjunto de fechar para fazer todo esse trabalho de desinfecção.”

Ofício da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica

Visita à Seplan em 09/08/2021

No momento da visita haviam 07 funcionários positivos para Covid -19 vinculados diretamente a esta Secretaria. Identificado que o primeiro caso positivo iniciou os sintomas no dia 27/07, buscando atendimento de saúde e sendo afastado no dia 03/08.

RECOMENDAÇÕES:

– Desinfecção terminal (paredes, mesas, pisos e material de escritório) de todo espaço destinado à Secretaria de Planejamento, com hipoclorito de sódio (paredes e chão) e demais com álcool 70%. Sugerimos que os funcionários sejam dispensados hoje no turno da tarde para que seja possível esta desinfecção

– Identificação precoce e encaminhamento para atendimento médico de todos os funcionários sintomáticos. O retomo poderá ocorrer apenas após o resultado negativo do RT-PCR ou conforme descrição médica. -Uso obrigatório e continuo da máscara por todos os funcionários, independente de história prévia da doença ou esquema vacinal.

– Lavagem frequente das mãos com água e sabão e na impossibilidade, uso de álcool gel 70%. -Manter ambientes o mais ventilados possível (preferencialmente com ventilação de ar cruzada).

– Não compartilhar materiais de escritório ( grampeador, carimbo,…) sendo necessário, higienizar antes com álcool 70%.

O ciclo de transmissão da doença será considerado encerrado, 14 dias após o inicio dos sintomas do último confirmado e sem a presença de novos sintomáticos.

Texto: Gabriela Hautrive
reportagem@independente.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui