Neste sábado (13), ocorre em todo o Brasil o Dia D de vacinação contra a gripe e suas diversas cepas (H1NI e H3N2). Podem receber a dose, integrantes dos grupos prioritários, que são crianças de seis meses até cinco anos de idade, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), idosos e portadores de doenças crônicas e comorbidades.


Ouça a reportagem


De acordo com a técnica em enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde de Lajeado, Juliana Demarque, quatro postos atenderão neste sábado: Central, Montanha, São Cristóvão e Olarias. As unidades funcionarão entre 8h e 17h.

Até o momento, Lajeado já imunizou 64% dos grupos prioritários, perfazendo 19.950 pessoas. “Temos no estoque uma provisão de sete mil doses da vacina. Esperamos nos aproximar da meta municipal, neste sábado, que é vacinar 90% do público-alvo”, projeta a técnica em enfermagem.

Em 2017, o município registra oito casos suspeitos de gripe A (H1N1), sendo que sete foram descartados e um está sob investigação. “Precisamos alertar os pais para que vacinem seus filhos, pois todos os casos envolvem crianças menores de cinco anos”, argumenta Juliana. LF

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui