Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade prepara ações para a Semana do Meio Ambiente

Programação se estende até o sábado (5), Dia Mundial do Meio Ambiente


0
Foto: Divulgação

Restauração de Ecossistemas, Sustentabilidade e Preservação são os temas de vídeos que serão transmitidos pela Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema) de Lajeado na Semana do Meio Ambiente, que se inicia nesta terça-feira (1º) de junho. Além disso, uma intervenção artística e o projeto “Plante essa ideia” serão desenvolvidos como atividades comemorativas. 

Durante a semana, acomunidade poderá acompanhar depoimentos de técnicos ambientais e ambientalistas sobre o tema ambiental Restauração de Ecossistemas. Os vídeos terão assuntos diferentes e serão transmitidos pelas redes sociais da Sema neste link: facebook.com/semalajeado e pelo Instagram @semalajeado

O projeto “Plante essa Ideia”, criado no ano passado, será retomado como uma das ações alusivas à Semana do Meio Ambiente. O objetivo é distribuir diversas espécies de árvores para que a comunidade faça o plantio nas calçadas e áreas verdes da cidade. Os interessados podem retirar as mudas a partir de terça-feira, no Horto Florestal, localizado no Jardim Botânico de Lajeado.

Além de receber as mudas, os participantes serão convidados a registrar o momento do plantio, para que, posteriormente, seja confeccionado um livro digital com todas as árvores plantadas e os depoimentos dos munícipes que colaboraram para a ação.

Para encerrar as programações, no sábado (5), Dia Mundial do Meio Ambiente,  será transmitido um vídeo sobre a ação de conscientização ambiental, denominada “Rios urbanos, seguindo seus cursos invisíveis”. A ação ambiental consiste em uma intervenção artística que será feita pela equipe da Sema com o objetivo de causar impacto visual e conscientizar sobre os recursos hídricos da cidade. 

Segundo a bióloga e coordenadora do Jardim Botânico de Lajeado, Edith Ester Zago de Mello, a Semana do Meio Ambiente será uma período utilizado para aproximar a comunidade das causas ambientais e colocar em pauta diversos assuntos importantes. Esse ano vamos dar enfoque na restauração que é o tema mundial da semana. A restauração de ecossistemas pode ocorrer de várias formas e em várias escalas com o plantio de mais árvores, recuperação de áreas degradadas, cidades mais verdes e sustentáveis, criação de jardins urbanos, mudanças nas rotinas diárias, recuperação de rios e nascentes, e por isso, nós vamos abordar essas temáticas distribuídas em vários dias para que todos participem – explicou Edith. 

Como participar do Plante essa Ideia:

– Os interessados em plantar mudas devem ir no Jardim Botânico de Lajeado munidos de comprovante de residência e RG.

– Para retirada não será necessário marcar horário, porém será atendida uma pessoa por vez, respeitando as regras de prevenção da Covid-19.

– Dias para retirada: terça-feira, quarta-feira, sexta-feira e sábado

– Horário de atendimento: terça, quarta e sexta-feira das 8h às 11h e das 13h30 às 16h e sábado das 9h às 12h.

Programação da Semana do Meio Ambiente:

Terça-feira (1º)- Vídeo sobre a Restauração de Ecossistemas – O que é preciso fazer agora

Quarta-feira (2) – Vídeo sobre a pandemia e meio ambiente – Porque preservar e restaurar é importante para evitar futuras pandemias

Quinta-feira (3) – Vídeo sobre as cidades sustentáveis e casas sustentáveis – Ambientes urbanos também precisam de restauração

Sexta-feira (4) – Vídeo sobre os rios e restauração dos ambientes aquáticos – Importância do Saneamento nas cidades

Sábado (5) – Vídeo da ação ambiental – Rios urbanos, seguindo seus cursos invisíveis. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui