Secretária explica protocolos de segurança para escolas retornarem às aulas em Lajeado

Município trabalha com as datas de retorno em 15 de setembro para a rede privada e 1º de outubro para a rede municipal, nas escolas de Educação Infantil.


0
Secretária de Educação de Lajeado, Vera Plein (Foto: Tiago Silva)

Lajeado definiu o dia 1º de outubro para a retomada parcial das atividades na Educação Infantil da rede municipal. Nesta primeira etapa, apenas crianças em idade de atendimento obrigatório pelo município na Educação Infantil — as crianças de 4 e 5 anos, em fase de pré-escola — voltarão a ser atendidas, e o atendimento será em turno reduzido. Além disso, a presença não será obrigatória, ou seja, a família que não desejar mandar seu filho para a escola ficará livre para mantê-lo em casa. Não há, neste momento, definição de data para retorno de crianças menores, de zero a 3 anos.

A data do dia 1º de outubro foi definida após o Governo do Estado ter anunciado, nesta terça-feira (1º), o calendário em que cada etapa de ensino poderá voltar a ter atividades presenciais nas próximas semanas. Este retorno depende ainda de publicação de decreto pelo Governo do Estado confirmando as datas.

Já em relação às escolas privadas, ficou definido que elas, de qualquer nível de ensino, poderão iniciar suas atividades no dia 15 de setembro, atendendo apenas a Educação Infantil. Cada escola organizará suas atividades internas segundo suas especificidades e, desde que cumpram os requisitos dos seus planos de contingência e atendam as necessidades impostas pela legislação, como o distanciamento mínimo entre os alunos e restrições de espaço da sala de aula, estão liberadas para atender a todos os níveis da Educação Infantil.

As escolas das redes privadas e estadual possuem autonomia para voltar conforme cronograma do Governo do Estado, porém, precisam da autorização dos municípios e devem respeitar a classificação das bandeiras do Distanciamento Controlado. Dessa forma, não basta a região estar na bandeira amarela ou laranja para ter o retorno das atividades; precisa já ter cumprido duas semanas nesta condição e ter uma terceira avaliação, no mínimo, em laranja.

“Toda escola que quiser retornar as atividades precisa ter seu protocolo aprovado pelo conselho municipal”, ressalta também a secretária de Educação de Lajeado, Vera Plein. “Estamos fazendo os ajustes internos com as escolas, nos protocolos e organização das turmas”, detalha.


ouça a entrevista

 


A secretária explica que a prefeitura optou por atrasar o retorno da rede municipal em função de um calendário de formação organizado com os professores e profissionais que atuam nas escolas do município. Vera diz que “vamos ver como se comporta esse retorno das aulas com os alunos de 4 e 5 anos para a gente poder, então, seguir com a nossa projeção da educação infantil”.

Conforme ela, “se a gente trabalhar com as 800 horas/aulas, hoje, nós teremos como finalizar até o final de dezembro, todas as áreas”. “Todo esse retorno é uma projeção. Nós dependemos também da bandeira. Então, toda a vez que tiver uma mudança na bandeira, a gente tem que prever como será pra frente”, pondera a secretária.

Vera expõe uma preocupação com o emocional das crianças nessa volta às aulas. “A gente precisa ter, nessa retomada, trabalhar esse emocional da criança”, afirma.

Como será o atendimento nas escolas municipais:

– Apenas crianças de 4 e 5 anos serão atendidas nesta etapa de retomada das atividades.
– Não há, neste momento, previsão para a retomada das aulas presenciais para crianças de zero a 3 anos.
– A presença não será obrigatória. Se a família preferir, poderá manter a criança em casa, sem perda da vaga da matrícula.
– O atendimento será em turno reduzido para que seja possível avaliar o impacto das atividades presenciais neste período inicial.
– Cada escola deverá seguir protocolos rígidos exigidos pelo governo do Estado.
– As famílias serão avisadas com antecedência sobre como se dará a retomada, os protocolos a serem seguidos e outras informações relevantes.

Calendário apresentado pelo Governo do Estado:

  • 8 ou 15/09 – Podem iniciar atividades presenciais a Educação Infantil
  • 21/09 – Podem iniciar atividades presenciais os ensinos Superior e Médio
  • 28/10 – Podem iniciar atividades presenciais os Anos Finais do Ensino Fundamental
  • 12/11 – Podem iniciar atividades presenciais os Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Calendário preliminar do município de Lajeado:

  • 15/09 – Podem iniciar atividades presenciais as escolas de educação infantil da rede privada (qualquer idade)
  • 1º/10 – Podem iniciar atividades presenciais as escolas de educação infantil da rede pública, mas apenas para crianças de 4 e 5 anos (atendimento obrigatório).

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui