Secretário da Saúde de Lajeado defende volta às aulas

Para o médico pneumologista Cláudio André Klein a vida tem que seguir, porque o vírus não desaparecerá.


8
Secretário da Saúde de Lajeado, o médico pneumologista Cláudio André Klein (Foto: Rodrigo Gallas)

Em entrevista ao programa Acorda Rio Grande na manhã desta quarta-feira (2), o secretário da Saúde de Lajeado, o médico pneumologista Cláudio André Klein defendeu o retorno gradual das aulas. “Como conseguimos conviver com o vírus na indústria e comércio, acredito que sim, é possível, com aqueles cuidados que tem sido propostos, com um bom distanciamento, convivermos com o vírus na escola.”


ouça a entrevista 

 


 

O calendário apresentado pelo governo do Estado, nesta terça-feira (1º), propõe o retorno a partir da próxima semana, com a Educação Infantil, em 8 de setembro. Depois o Ensino Superior e Médio, em 21 de setembro (rede estadual apenas em 13 de outubro), Ensino Fundamental – anos finais, em 28 de outubro; e Ensino Fundamental – anos iniciais, em 12 de novembro.

O médico pneumologista concorda com esta retomada gradual, de forma que se acompanhe os resultados deste retorno e, conforme ocorra algum problema maior, se recue, para que a situação seja reavaliada. “Sou a favor que a gente vá tocando em frente a vida.”

O princípio geral utilizado por Klein para embasar sua opinião é de que o vírus está entre nós e não desaparecerá. “Isso é uma coisa fundamental. Daqui a cinco anos pode ocorrer um surto gripal em determinada escola e, quando formos estudar, pode ser que seja o coronavírus. Isso estará presente conosco daqui pra frente sempre. Assim como detectamos o influenza H1N1, o H3N2, e assim por diante. Nós temos que aprender a conviver com este vírus.”

Texto: Rodrigo Gallas
web@independente.com.br

8 Comentários

  1. Pois então não pessoa para os pais assinar…termos de responsabilidade….sobre quaisquer….sintomas….ou….causas…sobre o aluno….porque educação infantil….porque… não anos iniciais…que ao meu ver… estão em fase de alfabetização?Passa o conteúdo e depois…quem pode buscar…busca….depois recreação….assine vcs termo de responsabilidade….

  2. Nossa essa Janaína não consegue nem se querer pronunciar uma frase por inteiro… não entendi nada… kkk… Parabéns Dr. Klein, nada como um profissional médico, e portanto, com conhecimento técnico, para falar as verdades que esse povão do PT não quer ouvir.

    • Estamos debatendo um assunto sério que nada tem haver com política partidária,até porque no comentário da pessoa citada em nenhum momento faz mensão a sua preferência a esse ou aquele partido. Mas aproveitando deixo aqui minha democrática opinião concordando com o Dr.Claudio Klein qto ao que diz que teremos que aprender a conviver com o vírus e com segurança retornar as aulas gradativamente assim como com nossas atividades diárias. Pra finalizar quero dizer que sou uma simpatizante do PT.

    • Daune deixe de ser ridícula, combata os argumentar da moça com argumentos, pois apontar os erros dela com o intuito de desqualificá-la só demonstra tua falta de educação. Esse senhor está falando sobre sua OPINOÃO e deixou isso bem claro. Não exitem dados técnicos ou pesquisas científicas que apontam para sucesso de retomada às aulas com níveis de contaminação elevados e uti’s com 90% de ocupação, como estamos vivendo no RS. Portanto gênia da gramática, goru das correções, vendedora do soletrando… Se tu és tão boa e superior gramaticalmente como te julgas, sugiro que separes um tempo para aprender a ser educada, pois diferente do letramenro aeducação e o caráter vem de casa.

  3. As aulas devem retornar sim, com os cuidados necessários e tenho certeza de muitas crianças terão mais respeito e responsabilidade em seguir os cuidados que muitos adultos por ai…nossos filhos precisam do contato social, claro dentro dos devidos cuidados…parabéns lajeado pela escolha certa do secretário da saúde, parabéns a toda administração…

  4. As aulas devem retornar sim, e chega de mimimi. Deve retornar com todos os cuidados, todos os protocolos de higienização e distanciamento possíveis. Se as empresas, se os comércios estão funcionando, esses trabalhadores não estão sujeitos a levarem o covid para casa ? Não estão sujeito a infectarem crianças e idosos ? E essas crianças estão sendo mantidas em casa ? Estão trancadas a sete chaves ? Os pais não estão passeando, estando em contato com outras pessoas ?
    Parabéns Secretário de Lajeado, tens o meu respeito, quanto ao seu posicionamento em relação à pandemia, pois como bem disseste, teremos que conviver para sempre com o Covid.
    Meu único contraponto é que deveria recomeçar pelo Ensino Superior, conforme pesquisa feita em todo o Estado.

  5. Volta as aulas já. 6 meses as crianças já aprenderam a usar máscara e evitar contato direto. O que era pra pegar já pegou. Acabou a mamata. Segue a vida. Lembrando que 1.4% não repetenta nada perto de outros riscos da vida que sempre existiram

  6. Acho bem engraçado que muitas pessoas não querem a volta das aulas ontem passei na precinha do bairro Igrejinha tinha mais de 10 crianças brincado todas juntas mas estudar não pode, são muito sem noção mesmo, aí os pais deixarem as crianças sozinhas em casa pode como está acontecendo isto pode.na minha rua as crianças brincam todas dia juntas isto pode mas volta das aulas não pode vão se contaminar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui