Secretário de Estado aborda retomada do setor produtivo em Almoço Empresarial, em Teutônia

Edson Brum foi o palestrante do tradicional evento, que aconteceu nesta quinta-feira (11) e reuniu cerca de 80 pessoas no Auditório 3 da entidade


0
Foto: Fernanda Kolling/Divulgação CIC Teutônia

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do RS (Sedetur), Edson Brum foi o palestrante do tradicional Almoço Empresarial da CIC Teutônia. O evento aconteceu nesta quinta-feira (11) e reuniu cerca de 80 pessoas no Auditório 3 da entidade. Durante sua exposição, Brum discorreu sobre a modernização dos serviços públicos e a desburocratização. “Nos extinguimos este ano de mais de 900 decretos e portarias que não estavam mais auxiliando, e, agora, queremos desenvolver o mesmo trabalho com as leis.”

Ele abordou ainda a plataforma online que oferece cursos de capacitação totalmente gratuitos, nas áreas de finanças, indústria, inovação, tecnologia, liderança, marketing e comunicação. “É uma forma de auxiliar as pequenas empresas que querem transformar a sua loja numa loja virtual, sem custo. O pequeno não tem condições de contratar uma consultoria, uma agência para desenvolver o serviço. Só este ano mais de cinco mil empresas estão vendendo também online a partir dessa ferramenta.”

O secretário expôs a necessidade de ampliar a rede de distribuição de gás encanado. “Temos que trazer para a agenda das entidades comerciais, associação dos municípios essa viabilização. Hoje a rede existe até Montenegro. Essa ampliação é fundamental para o desenvolvimento da região e o crescimento das empresas.” Atualmente as companhias distribuidoras de gás canalizado transportam, distribuem e comercializam para o usuário final.

Ao abordar a geração de empregos, explicou que o governo quer tornar mais ágil a abertura de empresas, a meta é abrir uma empresa em cinco minutos, sem burocracia. Porém, existem questões que ainda precisam ser alinhadas. Entre janeiro e outubro deste ano foram criados 132 mil postos formais de trabalho, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Com a retomada da economia, de janeiro até setembro 188.744 novas empresas foram abertas. AI/AD

Foto: Fernanda Kolling/Divulgação CIC Teutônia

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui