Secretaria da Educação confirma início do ano letivo 2021 para fevereiro, em Lajeado


0
Secretária de Educação de Lajeado, Vera Plein (Foto: Luís Fernando Wagner)

A Secretaria da Educação (SED) de Lajeado confirmou para fevereiro o início do ano letivo 2021 na rede municipal de ensino. A partir do dia 8 de fevereiro, todas as 24 Escolas Municipais de Ensino Infantil (Emeis) abrirão as portas para receber as crianças matriculadas. “O calendário escolar municipal de Lajeado já está estruturado. Ainda dependemos de respostas do Conselho Nacional de Educação (CNE). O que é possível adiantar é que a nova Emei Ser, do Bairro Santo Antônio, está atendendo alunos para atividades de recreação durante este mês de janeiro, porque é um convênio com a Univates. Por isso, já temos algumas crianças sendo atendidas. As demais 23 Emeis abrirão dia 20 de janeiro, para acolher alunos cujo as famílias já fizeram inscrição. Igualmente, será na forma de recreação, em um turno, manhã ou tarde. No dia 8 de fevereiro iniciamos a recepção de alunos que fizeram rematriculados em novembro ou dezembro de 2020”, explica a secretária da Educação Vera Plein.

Ensino Fundamental

As aulas para os estudantes das Escolas Municipais de Educação Fundamental (Emefs) também têm previsão de começar em fevereiro. Porém, a data precisa ainda não está definida. “Para as Emefs ainda estamos trabalhando as possibilidades de início do ano letivo. Existe toda uma preocupação com o ano diferente que vivemos em 2020. Trabalhamos muito pela valorização da vida. Os professores não tinham os alunos ali na sua frente. Eles tiveram que trabalhar de maneira diferenciada para atender a todos os alunos. muito para passar as lições. O ano de 2021 será marcado para ser feito um trabalho diferenciado, a fim de buscar a qualidade na educação, para que isso não se perca. Desde 2017, temos trabalhando muito para que a educação em Lajeado cresça cada vez mais. Não queremos perder isso em meio a pandemia. Por isso, estamos muito propensos a voltar presencialmente com 100% dos alunos”, adianta a titular da educação. As aulas do Ensino Fundamental, no ano letivo 2021, entre os dias 8 e 17 de fevereiro em Lajeado, de acordo com previsão da SED.

Aulas com 100% dos alunos depende de aval do Estado

Começar o ano letivo 2021 com aulas presencias para 100% dos alunos em Lajeado é a meta da SED. Por outro lado, a decisão ainda passa por avaliação do Estado. “Nós dependemos da aprovação do projeto que enviaremos ao Governo do Estado, que estabelece regras para a volta das aulas com 100% dos alunos. Nós não podemos nos distanciar do que fazemos até hoje: sanitização, higienização e, principalmente, o uso da máscara. O documento justifica a volta das aulas presencias com todos os alunos, mediante o baixo índice de contaminação por Covid-19 nas escolas municipais, e o prejuízo pedagógico causado aos alunos, em virtude do ensino remoto.”

Ensino híbrido

Outra definição que ainda é aguardada pela SED diz respeito ao ensino híbrido. No sistema, que vigorou nas escolas municipais de Lajeado até o fim do ano letivo 2020, os alunos eram divididos em dois grupos, que intercalavam uma semana de aulas presencias e outra de ensino remoto. “Ainda estamos esperando uma definição do Conselho Nacional de Educação (CNE), sobre o ensino híbrido ou a possibilidade de os pais decidirem se mandam ou não os filhos para a escola. Eu entendo que, seguindo os protocolos, temos condições de receber 100% dos alunos presencialmente. Claro que sempre há exceções. Uma criança que vive com pessoas dos grupos de risco, com os avós por exemplo. Esta criança poderia, mediante justificativa, participar de aulas remotas”, pondera a secretária.

Matrículas

O período de matrículas começa a partir do dia 3 de fevereiro. “Recomendamos aos pais que, primeiro entrem em contato com e escola do filho via telefone e agendem um horário para realizar a matrícula. É uma medida que serve para evitar aglomeração e circulação em excesso, em virtude da pandemia”, recomenda Vera Plein. No mês de janeiro, não há atendimento.

Rede municipal de ensino de Lajeado

A rede municipal de ensino de Lajeado conta com 9,6 mil alunos. São mais de 1,2 mil professores, que lecionam em 24 Emeis e 18 Emefs, além de seis Projetos Vida.

Sede da Secretaria Municipal de Educação de Lajeado (Foto: Luís Fernando Wagner)

Luís Fernando Wagner
noticias@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui