Segue até o dia 18 de agosto o prazo para o voto em trânsito para quem estará em outra cidade no dia das eleições

Solicitação pode ser feita em qualquer Cartório Eleitoral, embora possa votar somente em cidades com mais de 100 mil eleitores


0
Cartório Eleitoral de Lajeado realiza a solicitação do voto em trânsito (Foto: Caroline Silva)

Segue até o dia 18 de agosto o prazo para solicitar o voto em trânsito, recurso disponível para eleições gerais. É válido para quem sabe que não estará no dia 2 de outubro deste ano – dia das eleições no Brasil – no seu município de votação, e pretende votar na cidade onde estiver ou outro Estado.

O chefe substituto do Cartório Eleitoral de Lajeado, Júlio Cesar Cirolini, explica que, embora possa requerer a solicitação em qualquer Cartório Eleitoral, não é possível votar em todas as cidades. “Somente as cidades que possuem mais de 100 mil eleitores. O eleitor escolhe se ele vai usar esse recurso somente no primeiro turno ou no segundo, se houver, ou somente no segundo turno”, comenta.

No caso da pessoa realizar a solicitação, mas permanecer no seu município de origem no dia da votação, Cirolini fala que não será possível exercer o direito do voto. “Se a pessoa fez o requerimento para votar fora do seu município e no dia da eleição está no seu município de origem vai ter que justificar o voto porque o nome não estará na zona eleitoral”, ressalta.

Outro ponto importante é que a solicitação do voto em trânsito não será possível realizar pela internet. “Tem que ser feito obrigatoriamente nos Cartórios Eleitorais, com os documentos de identificação”, comenta.

Quem estiver fora de sua cidade, mas dentro do mesmo estado de seu domicílio eleitoral, poderá votar para todos os cinco cargos em disputa: deputado estadual, deputado federal, senador (um por unidade federativa), governador e presidente). Caso o eleitor esteja fora de seu estado de origem, ele poderá votar apenas para presidente da República.

Texto: Caroline Silva
jornalismo@independente.com.br
Foto: Caroline Silva
Legenda: Cartório Eleitoral de Lajeado realiza a solicitação do voto em trânsito

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui