Segunda edição do livro Destemidos, que conta a história da Dália Alimentos, deve ser lançada no primeiro semestre deste ano

Ato será realizado em Lajeado, Santa Cruz do Sul, Porto Alegre e Caxias do Sul


0
Inicialmente a divulgação do livro ocorreu junto com os reitores da Unisc em Santa Cruz e Univates em Lajeado (Foto: Divulgação)

A Cooperativa Dália iniciou a divulgação da segunda edição do livro intitulado “Destemidos – O Espírito Cooperativista dos Probos de Rochdale ao Empreendedorismo Neocooperativista da Dália Alimentos”. O lançamento da segunda edição da obra ocorrerá em quatro eventos nos municípios de Lajeado, Santa Cruz do Sul, Porto Alegre e Caxias do Sul.

Para divulgar a nova edição que remonta a história do cooperativismo e da Dália, o Presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, junto com a Produtora Cultural, Ana Lúcia da Silva, estiveram reunidos com a reitoria da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e da Universidade do Vale do Taquari (Univates) para apresentar o projeto. “Nossa ideia é lançar o livro em quatro oportunidades: na Univates, Unisc, Universidade de Caxias do Sul (UCS) e na Assembleia Legislativa na capital POA. Estamos iniciando a apresentação da proposta, e pretendemos promover o evento com entrega do livro e uma sessão de autógrafo com o escritor Charles Tonet”, afirma Piccinini.

O gestor ainda relembra que a primeira edição foi produzida na comemoração dos 70 anos da Dália no ano de 2017. “Agora, com a nova edição, queremos apresentar para a comunidade acadêmica e deputados estaduais a história de todos os destemidos que fizeram e fazem parte de todos os projetos e investimentos que a Dália realizou ao longo dos seus 77 anos”, ressalta o presidente do conselho.

Conforme a produtora cultural, Ana da Silva, o lançamento do livro, junto com a sessão de autógrafo, contará com a exposição de 20 imagens. “Junto com um grande evento, teremos a apresentação da obra e algumas fotografias que estão na publicação”, explica.

Convite honroso

Conforme a reitora da Univates, Evania Schneider, a parceria deste evento entre a Univates e a Dália é importante pois faz parte da história da região. “Ficamos honrados em receber a cooperativa e os diferentes púbicos para divulgação desta belíssima bibliografia, sendo que muito nos alegra esta parceria entre a Univates e a Dália”, destaca a reitora ao receber o convite.

Além disso, Evania também expõe a importância do modelo socioeconômico no desenvolvimento da região do Vale do Taquari. “O modelo cooperativista está muito presente na região, principalmente no setor agropecuário, que conta com milhares de produtores ruarias”, conclui.

Parceria

Já o reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn, enfatiza que a parceria para divulgar esse projeto traduz sua importância por fazer parte de uma longa pesquisa história e científica. “Ficamos muito felizes com o convite da Dália, ainda mais com a proposta do livro, e, certamente, a Universidade é o local apropriado para reflexões de diferentes áreas do conhecimento”, pontua Henn.

Destemidos

O livro “Destemidos – O Espírito Cooperativista dos Probos de Rochdale ao Empreendedorismo Neocooperativista da Dália Alimentos”, também foi produzido em comemoração aos 70 anos e foi escrito por Tânia Tonet (In memoriam) e Charles Tonet, pesquisadores da Serra Gaúcha.

A obra, que agora ganha sua segunda edição, conta a história da Dália até o ano de 2022 e, também remonta a imigração italiana e alemã para o Brasil, além de abordar os conceitos do cooperativismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui