Segundo dia consecutivo sem novos casos de coronavírus no Vale do Taquari

Quinta-feira (26) não teve novas infecções. Segue o número de nove pacientes infectados na região, em Lajeado, Anta Gorda, Cruzeiro do Sul e Estrela.


0
Foto: Reprodução / Pixabay / GI

Pelo segundo dia consecutivo, desde que o primeiro caso de Covid-19 foi confirmado no Vale do Taquari, no sábado (21), novas infecções não foram noticiadas. Esta quinta-feira (26) encerra sem pacientes novos na região, sendo mantido o número de nove infecções envolvendo moradores do Vale. A informação é de boletim epidemiológico divulgado por volta das 18h30 pela Secretaria Estadual da Saúde.

O Rio Grande do Sul tem 190 pessoas infectadas até esta quinta-feira, sendo a maioria delas de Porto Alegre, com 103 confirmações. Ontem eram 162 positivos entre os gaúchos, ou seja, 28 novos pacientes em 24 horas. Em segundo lugar aparece Bagé, com nove confirmados; Canoas, sete; Caxias do Sul, seis; Torres, seis; e Lajeado, com cinco pacientes que testaram positivo – e aparecendo em sexto lugar.

Está em investigação um caso de suspeita comunitária envolvendo paciente de Lajeado, que, caso confirmado, pode ser o primeiro deste tipo no município e no Vale do Taquari. A transmissão comunitária é a segunda fase da doença e ocorre quando equipes de vigilância não conseguem mais mapear a cadeia de infecção, não sabendo quem foi o primeiro paciente responsável pela contaminação dos demais.

O paciente, um homem de 39 anos, está internado no Hospital Bruno Born (HBB), em estado estável. Ele já coletou amostras que serão analisadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). O homem estava em isolamento domiciliar e a suspeita é que possa ter contraído o vírus, caso seja positivo, em única ida ao supermercado.

Dados dos pacientes confirmados na região

Lajeado

1 – Homem de 57 anos, em estado grave na UTI do HBB. Voltou de cruzeiro marítimo no litoral brasileiro. Exame do Lacen: 21/03/2020.

2 – Homem de 22 anos, quase sem sintomas, isolado em casa. Voltou de viagem à Suíça. Exame do Lacen: 21/03/2020.

3 – Homem de 57 anos, com poucos sintomas, mas passa bem, isolado em casa. Voltou de viagem à Suíça. Exame do Lacen: 22/03/2020.

4 – Homem de 60 anos, estado estável, internado no HBB. Voltou de viagem à Suíça. Exame do Lacen: 22/03/2020

5 – Mulher de 48 anos, com poucos sintomas, isolada em casa. Teve contato com com um homem que testou positivo, em congresso realizado em Bento Gonçalves.

Anta Gorda

1- Homem de 33 anos, com poucos sintomas e passa bem, isolado em casa. Voltou de cruzeiro marítimo no litoral brasileiro (cruzeiro diferente do paciente de Lajeado). Exame do Lacen: 24/03/2020

2- Mulher (sem idade confirmada), com poucos sintomas e passa bem, isolada em casa. Voltou de cruzeiro marítimo no litoral brasileiro (cruzeiro diferente do paciente de Lajeado). Exame do Lacen: 24/03/2020

Estrela

1– Mulher de 20 anos, sem sintomas, isolada em casa. Voltou de viagem à Irlanda. Exame do Lacen: 21/03/2020

Cruzeiro do Sul

1 – Mulher de 28 anos, sem sintomas, isolada em casa. Teve contato com com um homem que testou positivo, em congresso realizado em Bento Gonçalves. Exame do Lacen: 23/03/2020

Texto: Natalia Ribeiro / jornalismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui