Segundo vice-presidente do G-8, projeto de cicloturismo está 90% concluído

Detalhes sobre o lançamento do circuito devem ser definidos no próximo encontro dos representantes municipais


0
O roteiro de aproximadamente 150 km irá passar por seis municípios da região (Foto: Divulgação)

O projeto de cicloturismo desenvolvido pelo CIPAE Consórcio Intermunicipal para Assuntos Estratégicos do G-8 esta em fase final de execução. O roteiro de aproximadamente 150 km irá passar por seis municípios da região. A data de lançamento do trajeto deve ser definida nos próximos dias. De acordo com o prefeito de Sério e vice-presidente do G-8, Moisés Freitas, o processo já está 90% concluído, restando apenas alguns detalhes para a finalização. “O circuito já está elaborado e pronto. Todos os caminhos já foram mapeados e fotografados. Resta agora a instalação das placas, a finalização do mapa digital e o lançamento do projeto como um todo”, explica.


ouça a reportagem

 


A proposta está sendo executada pela empresa Nomas e é pioneira para o Vale do Taquari. A inspiração partiu da Rota Germânica, que inclui 14 cidades da Serra Gaúcha. “Eu confesso para vocês que já queríamos que estivesse tudo concluído, mas acabamos enfrentamos alguns problemas. Seja no trajeto, na formatação ou no contato com os municípios, pois estamos lidando com seis diferentes cidades. Então ocorreram algumas dificuldades até que todo mundo fizesse as suas etapas de determinação e marcação dos locais e isto nos atrasou um pouco”, esclarece Freitas.

Moisés Freitas, prefeito de Sério e vice-presidente do G-8 (Foto: Rodrigo Gallas)

Os prefeitos que integram o consórcio estarão reunidos no próximo dia 7 de abril, em Progresso. Na ocasião, deve ser apresentado o projeto final das placas de identificação e definida uma data para o lançamento do roteiro. “Será um único modelo de placa para todo o circuito. Claro que cada município terá o seu brasão e suas características, mas a formatação será a mesma. Assim como também já estamos elaborando o mapa, que será disponibilizado de forma digital para os praticantes”, detalha o vice-prefeito.

Ele lembra ainda que grande parte do percurso será de estrada de chão, levando em conta os atrativos naturais. “Até por uma questão de segurança, o que foi muito contemplado em todo o projeto. A primeira previsão do trajeto entre Sério e Boqueirão, por exemplo, era que passasse pela rodovia. No entanto, devido a vários estreitamentos, poderia trazer um certo perigo ao ciclista. Então optamos por uma outra alternativa.”, afirma.

A rota terá início e fim preferencialmente em Sério, mas os participantes também podem partir e chegar no centro de cada uma das seis cidades. “Isso não impede o ciclista de iniciar em Canudos do Vale, Progresso, Forquetinha, ou qualquer outro município. O circuito pode ser iniciado em qualquer parte. O trajeto está todo mapeado, delimitado e com as indicações necessárias para que o praticante consiga fazer o seu circuito com segurança”, conclui.

O G-8 é formado pelos municípios de Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul, Forquetinha, Marques de Souza, Progresso, Santa Clara do Sul e Sério.

Texto: Artur Dullius
reporter@independente.com.br

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui