Seis casos novos de Covid-19 no Vale do Taquari nesta sexta-feira; nenhum deles em Lajeado

Ao todo, região chega a 179 pacientes que já testaram positivo para a doença.


1

Cinco municípios do Vale do Taquari registraram casos de Covid-19 nesta sexta-feira (1º) – um deles pela primeira vez. Lajeado, por outro lado, não teve pacientes na data, ou seja, segue com 101 confirmações da doença, o maior número de casos na região e o terceiro no Rio Grande do Sul. As infecções da sexta-feira foram confirmadas em Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Estrela, Teutônia e Roca Sales.

São 179 pacientes que já testaram positivo para o novo coronavírus na região. Destes, 42 estão recuperados e 131 ativos, ou seja, em processo de recuperação. Ainda foram registrados seis óbitos pela doença, envolvendo moradores de Estrela e Lajeado.

Depois de cinco dias, é a primeira vez que Lajeado não tem casos. Mesmo assim, em números totais, segue como terceiro município gaúcho com testes positivos, 101. Em primeiro lugar está Porto Alegre, com 455 pacientes diagnosticados com a doença e depois Passo Fundo, com 161. Quando o assunto é incidência, Lajeado ocupa, desde a quinta-feira (30), o segundo lugar no estado. Tem 128.7 casos para cada 100 mil habitantes, atrás apenas de Marau, que apresenta 184.2 para cada cem mil habitantes.

Casos do dia 

Arroio do Meio

-Teve um caso reconhecido pelo Estado na sexta-feira, chegando a 12 oficiais. Sem informações do paciente. O município decidiu que não vai mais especificar a situação após a confirmação da Secretaria Estadual da Saúde, já que as infecções têm aumentado.

Bom Retiro do Sul 

-Mulher, 49 anos. Internada no Hospital de Caridade Sant’Ana, com estado estável. Para o Estado tem seis pacientes confirmados, contudo, em teste rápido já notificou mais três, ou seja, nove. Estes, porém, ainda não foram reconhecidos como oficiais.

Estrela

-Homem, 36 anos, obeso. Está na unidade de Internação Covid do Hospital Estrela;
-Mulher, 30 anos. Faz isolamento domiciliar.

Teutônia

-Teve um novo caso no dia, chegando a quatro oficiais. Não há confirmação pela Prefeitura a respeito dos dados do paciente, como sexo, idade e estado de saúde.

Roca Sales  – primeiro paciente 

-Homem, de 66 anos. Viajou recentemente ao município de São Leopoldo, onde pode ter contraído o vírus. Segundo a Prefeitura, o paciente está na UTI de uma casa de saúde de Osório.

Covid-19 no RS

O destaque negativo desta sexta-feira no Rio Grande do Sul foi Bento Gonçalves, na Serra, que teve 40 novos pacientes, chegando a 64. Conforme a Secretaria Estadual da Saúde, o elevado número de casos no município se deu porque as infecções haviam sido identificadas por um laboratório privado, entre 13 e 29 de abril, e apenas agora foram registradas de forma oficial.

Ao todo, o estado tem 1.619 confirmações para a doença até a noite desta sexta-feira. São 143 municípios com testes positivos. Entre as pessoas já infectadas, 882 estão recuperadas (54,5%), 657 ativas, ou em processo de recuperação (41,7%), e 62 mortes foram contabilizadas (3,8%). O Vale do Taquari tem 11% dos pacientes da Covid-19 no Rio Grande do Sul, principalmente por conta de Lajeado, que tem 56,4% dos casos locais.

Desde esta sexta-feira a região tem novas determinações estaduais para conter o vírus, entre elas o fechamento do comércio. Ainda não há informações oficiais de quando a vedação deve ser retirada de vigor. Lajeado e Passo Fundo puxam os grupos mais críticos para a doença no estado e, por isso, foram colocados em regionais de cor vermelha. As demais podem abrir as lojas, por enquanto.

Disponibilidade de leitos 

Além do número de casos e óbitos, outro fator que colocou o Vale do Taquari na bandeira vermelha foi o baixo número de leitos hospitalares de UTI para atender ao grupo de idosos na pandemia. Há espaços específicos para a doença em duas casas de saúde: Hospital Bruno Born (HBB), em Lajeado, e Hospital Estrela, em Estrela.

Por volta das 21h desta sexta-feira o HBB tinha 11 pessoas na UTI Covid, ou seja, duas vagas disponíveis. Já na UTI Covid do Hospital Estrela havia duas pessoas na manhã da sexta, ou seja, um leito que pode ser ocupado, visto que três estão habilitados.

Em Lajeado ainda há 35 leitos de Internação Covid – com 19 pessoas na noite de sexta-feira; e cinco de Observação, todos vagos na data. O total é de 63 leitos, se somados aos de UTI. Em Estrela há outros 15 leitos de internação, com sete pacientes na manhã de sexta.

Texto: Natalia Ribeiro
jornalismo@independente.com.br

Foto: Grupo Independente

1 comentário

  1. Desculpa!!! Tem algo errado aí… Pois eu tive um familiar que este na UPA de Lajeado dia 2/05/20 em torno 19 hrs e voltou por volta das 20:30 e confirmaram o vírus nela. A pessoa que não quis ficar internado na UPA e retornou para casa. Mas atestada como Covid-19. Ou seja vírus chinês. Desculpa estão mentindo….

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui