Sem festa mas com procissão, padroeiro dos motoristas será celebrado neste domingo em Estrela

O evento promovido pela paróquia São Cristóvão de Estrela ocorre no próximo dia 25 e pelo segundo ano consecutivo em função da pandemia, tendo apenas a procissão motorizada


0
Foto: Divulgação

No próximo dia 25 de julho se celebra o dia de São Cristóvão, que é considerado o padroeiro dos motoristas e viajantes. O santo que segundo a história bíblica, viveu por volta do ano 400 d.C, é conhecido desta forma por ter ajudado as pessoas atravessarem um rio, e ter carregado uma criança que lhe pesou muito, e mais tarde descobriram que estava carregando o próprio Cristo.


ouça a reportagem 


 

Tradicionalmente até o ano de 2019 a Paróquia São Cristóvão, com matriz no bairro Boa União em Estrela, realizava a procissão motorizada seguida de uma missa festiva e depois de almoço e reunião dançante na parte da tarde. Mas em função da pandemia, o almoço e a festa na parte da tarde não irão ocorrer no ginásio paroquial, conforme explica o coordenador da comunidade João Eidelwein. “Mais uma vez optamos em fazer dessa forma, para não aglomerar pessoas no ginásio, não é o momento de realizar a festa ainda, então estamos convidando a todos para participar da procissão motorizada que já é tradicional”, explica.

A concentração para o início da procissão inicia às 14h do domingo (25) em frente ao Parque Princesa do Vale, e a mesma segue até o bairro Boa União na Igreja Matriz onde ocorre a missa festiva a partir das 16h.

Na edição de 2021 uma novidade, haverá a participação dos Colonos que tem no seu dia tradicionalmente lembrado no dia 28 de julho. “Há desta vez um intercâmbio entre a prefeitura EA comunidade para que os colonos também participam da procissão com seus tratores como já acontecia no Desfile do Colono e Motorista, que já era tradicional também, e claro que estendemos o convite para os colonos também”, ressalta Eidelwein.

Foto: Divulgação

Durante a semana ocorre a peregrinação da imagem de São Cristóvão por todas as comunidades da Paróquia que englobam o município de Estrela e Colinas. A programação pode ser conferida nas páginas das redes sociais da Paróquia São Cristóvão.

Texto: Júlio César Jantsch Lenhard

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui