“Sem investimentos do estado, municípios não podem deixar de oferecer segurança”, diz secretário de Teutônia

Município iniciou nesta semana a instalação de 44 câmeras em 17 pontos estratégicos da cidade, todos na área urbana.


0
Secretário de Planejamento e Mobilidade Urbana de Teutônia, Clemir Tavares de Jesus (Foto: Divulgação)

Nesta semana iniciou a instalação de 44 câmeras em 17 pontos estratégicos, em Teutônia. A inauguração do sistema de videomonitoramento está prevista para o dia 7 de fevereiro. Conforme o secretário de Planejamento e Mobilidade Urbana de Teutônia, Clemir Tavares de Jesus, o trabalho faz parte do plano do atual governo, mesmo a segurança pública não sendo de responsabilidade do município e sim do estado.


ouça a reportagem

 


 

“Sabemos que pela falta de investimento do governo do estado, os municípios não podem deixar de oferecer segurança aos cidadãos”, entende. O projeto de videomonitoramento, que a muito tempo é sonhado e planejado pelo município, será implantado mediante contratação de empresa para prestação de serviços de instalação e manutenção dos equipamentos, que foi o modelo mais viável, conforme o secretário.

“Toda vez que você adquire um equipamento, e nós sabemos da burocracia, que tem que licitar e todas essas questões. Quando é por aluguel, a parte de manutenção é mais rápida e mais efetiva. Outra questão é a tecnologia, que sempre muda, o que hoje é uma novidade, amanhã pode não ser”, explica.

O projeto completo, desenvolvido na área urbana do município, prevê 33 pontos estratégicos para a instalação das câmeras, como entradas principais do município e vias de maior movimento, num investimento total previsto de R$ 894.764,64. No entanto, inicialmente serão 17 pontos com 44 câmeras que serão implantados, mediante avaliação da Brigada Militar, sendo que cada ponto pode ter mais que uma câmera.

“O município entende que, por ter feito o investimento, há também compromisso do estado em operar os equipamentos. A Brigada Militar fará o monitoramento inicialmente, mas sabemos que precisa ter alguém acompanhando isso 24h por dia. Isso é uma segunda etapa que ainda precisamos conversar e achar uma alternativa”, entende o secretário.

A inauguração do sistema de videomonitoramento está prevista para o dia 7 de fevereiro, às 10h, junto à Brigada Militar, no Bairro Centro Administrativo, onde está sendo instalada a central de monitoramento. O sistema estará interligado ao Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) Vale do Taquari, em Lajeado, uma vez que Teutônia aderiu ao o Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM). AI / GH

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui