Semana começa com alerta para enchentes no RS

MetSul aponta risco de alagamentos, deslizamentos de terra e queda de barreiras em rodovias.


0
Porto dos Bruder, no Rio Taquari, em Lajeado, na última quarta-feira (1º) (Foto: Júlio César Lenhard)

A semana começa com muitas nuvens carregadas e alerta para enchentes pelo Rio Grande do Sul.

Nesta segunda-feira (6), novas áreas de instabilidade ingressam com chuva, trovoadas e risco de granizo isolado. A MetSul sinaliza para um centro de baixa pressão que novamente provoca um ciclone extratropical no Estado, o que manterá o tempo chuvoso até quarta-feira (08). As temperaturas variam pouco nessa primeira metade da semana.

Alerta

Algumas cidades gaúchas devem registrar, em 24 horas, a chuva de quase dois meses. São esperados alagamentos, transbordamento de arroios e córregos, deslizamentos de terra e queda de barreiras em rodovias, sobretudo na região serrana.

Deve chover muito na nascente do Jacuí, no Norte gaúcho, e em bacias como as do Taquari-Antas, Caí, Sinos, Gravataí e Paranhana. Com a chuva da última semana e do domingo (05), os rios ainda estão altos. Portanto, outro episódio de chuva volumosa torna crítico o risco de cheias e enchentes.

O vento também será registrado, porém, sem a força da última semana. As rajadas mais fortes devem ficar entre 60 km/h e 80 km/h. Como o solo estará saturado pela chuva excessiva, vento moderado a forte inevitavelmente trará queda de árvores.

Com isso, problemas no serviço de luz devem ser esperados, mas sem a enorme extensão da falta de luz da última semana.

Leia também

 

Fonte: MetSul

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui