Semana começa com calor intenso, mas com promessa para refresco pelo RS

Alerta para o alto risco de tempestades localizadas devido ao forte calor


0
Foto: Getty Images / Ilustrativa

A última semana de janeiro começa com calorão, mas com promessa de refresco. O Rio Grande do Sul de alcançar 15 dias seguidos com marcas acima de 40ºC, uma vez que o calor persiste nesta segunda (24), amanhã (25), e na quarta-feira (26). A maior presença de umidade favorece pancadas de chuva e temporais isolados, especialmente da tarde para a noite.

Na quarta-feira (26), uma frente fria começa a ingressar no Rio Grande do Sul com instabilidade. Da tarde para a noite, chove em muitos pontos com risco de temporais. Na quinta-feira (27), a frente fria avança e proporciona notável queda de temperatura. É o que explica que muitas cidades terão queda de 15ºC em menos de 24 horas.

Na sexta-feira (28), o ar mais frio toma conta da parte meridional do país com marcas agradáveis e estará encerrada a histórica e poderosa onda de calor.

Temperatura abaixo da média

A maior parte das cidades possui médias máximas em torno de 30ºC e 31ºC em janeiro. No próximo fim de semana as máximas ficarão entre 26ºC e 29ºC em muitos municípios, a temperatura estará abaixo dos padrões históricos para o primeiro mês do ano.

Temporal

Os temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde a segunda-feira (17) se intensificaram no fim de semana e causaram estragos em diversas regiões do Estado. No interior gaúcho, o vento destelhou casas e os altos volume de chuva provocaram alagamentos. Na localidade de Arroio Abelha, em Forquetinha (foto), o vento derrubou árvores e cercas no domingo (23).

Foto: Ouvinte / colaborador
Foto: Ouvinte / colaborador

Estamos em alerta para o alto risco de tempestades localizadas devido ao forte calor. Alguns destes temporais isolados podem ser fortes a severos com vendavais, granizo e potencial de danos.

Fonte: MetSul/Inmet

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui