Semana começa com instabilidade e previsão para frio intenso no Rio Grande do Sul

As próximas madrugadas terão temperaturas de inverno, as primeiras mínimas negativas do ano e geada.


0
Foto: Rodrigo Gallas

As próximas madrugadas terão temperaturas de inverno, as primeiras mínimas negativas do ano e geada.

A semana começa com instabilidade pelo Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. As precipitações serão muito irregulares com pouco ou nada na maior parte do Centro para o Sul gaúcho e mais volumosas em pontos do Noroeste e do Médio Uruguai.

O sistema de instabilidade se afasta rapidamente na segunda metade do dia e o sol aparece na tarde em grande parte das localidades gaúchas. A temperatura não sobe muito, e amanhã, terça-feira (07), haverá acentuada queda com a chegada de ar polar.

As mínimas rondaram os 16°C em Bagé e 10°C em São José dos Ausentes. As máximas, por sua vez, podem chegar a 28°C em Uruguaiana e 26°C em Santa Maria. Em Lajeado, os termômetros variam entre 18°C e 24°C.

Frio

A frente fria que traz chuva nesta segunda precede uma massa de ar polar, a mais fria do ano até agora. O ar polar será responsável por trazer temperatura de inverno nas madrugadas do restante da semana, inclusive com as primeiras mínimas negativas do ano e geadas no três estados da Região Sul do país.

Estiagem

A Defesa Civil Estadual informou neste sábado (04), que subiu para 255 o número de cidades que decretaram situação de emergência em função da estiagem no Rio Grande do Sul. Os últimos municípios a finalizem o processo de solicitação de ajuda foram Pontão e Mato Queimado. Outras 16 cidades ainda estão fazendo o registro no sistema e poderão ter o decreto publicado nos próximos dias.

A chuva deste começo de semana vai beneficiar áreas do Noroeste do Rio Grande do Sul. O quadro de estiagem no Estado vai persistir nas próximas semanas, antecipa a MetSul Meteorologia.

Fonte: MetSul

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui