Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, saiba como a Apae de Lajeado se organiza em tempos de pandemia

A Apae atua em três grandes áreas: saúde, assistência social e escola de educação especial.


0
Diretora da Apae de Lajeado, Ana Paula Rech, e a coordenadora pedagógica da instituição, Tamara Dresch (Foto: Tiago Silva)

Na Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, a diretora da Apae de Lajeado, Ana Paula Rech, e a coordenadora pedagógica da instituição, Tamara Dresch, falaram sobre como o tema deste ano, “Protagonismo Que Empodera e Concretiza a Inclusão Social”, e como a Apae tem se adaptado em meio à pandemia de coronavírus.


ouça a entrevista

 


 

Conforme elas, desde março a associação busca se adaptar à nova realidade, com foco na proteção à saúde dos pacientes, usuários e profissionais. As aulas na escola, que tem 112 alunos, estão suspensas. Após um tempo fechada, a clínica retomou as atividades em julho com atendimentos presenciais, individuais e semanais. O protocolo foi elaborado para contemplar segurança sanitária, distanciamento social e o uso adequado de equipamentos de proteção individual (EPIs).

As professoras e monitoras da Apae organizam e passam aos pais atividades para os alunos realizarem em casa. As atividades foram pensadas para cada um, individualmente. São jogos físicos e pedagógicos para trabalhar as limitações e potencialidades de cada um, explica Tamara. Os pais buscam material na sede da instituição, para atividades domiciliares.

A Apae atua em três grandes áreas: saúde, assistência social e escola de educação especial. Conforme a diretora, Ana Paula Rech, “os desafios deste ano são muito diferentes”. Ela destaca, porém, que com a comunicação , a entidade busca encorajar as famílias “para que elas realmente possam mostrar o que seus filhos estão fazendo”.

Texto: Tiago Silva
web@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui