Semana Farroupilha de Estrela é marcada pela diversidade de atrações

Durante os sete dias de evento, o público pôde acompanhar as atividades de maneira online e presencial


0
Foto: Matheus Emilio Zirmmer / Divulgação

O feriado da segunda-feira (20) marcou o último dia de programações da 3ª Semana Farroupilha de Estrela. Durante os sete dias de evento, o público pôde acompanhar as atividades de maneira online e presencial.

O evento foi marcado pela diversidade de atrações, intensificada ao longo do final de semana. O feriado contou com o Desfile Farroupilha a Cavalo. À tarde, a partir das 17h, foi realizado o descerramento das bandeiras e o apagar da Chama Crioula, que permaneceu acessa ao longo da semana no Parque Princesa do Vale. Em seguida, o Grupo Recanto Costão iniciou sua apresentação, que foi seguida pela oficina da Escola do Chimarrão. A apresentação da Invernada do CTG Raça Gaudéria e Show do grupo Tchê Garotos encerram a programação.

Os festejos do domingo (19) iniciaram com Missa Crioula. Às 11h teve início o tradicional torneio de pênaltis de Estrela, onde os jogadores usaram bombachas. À tarde aconteceu o espetáculo teatral “Mas Bah Tchê, Como é Grande Meu Rio Grande”. Os músicos e grupos Atuhualpa Maicá; Joel Silva; Madison Motta e Luz de Candieiro subiram ao palco na sequência.

O sábado (18) contou com Feira de Adoção de Animais; Tarde Cultural Gaúcha; Concurso Vaca Parada e Rugby de Bombacha; Oficina de Dança Tradição em Passos e apresentação de Capitão Faustino e Grupo.

Ao longo da última semana, oficinas culturais e de dança, concursos, teatro e atrações como Encontro de Gaiteiros também integraram a agenda do evento. Também foi realizada uma programação especial voltada à gastronomia campeira, com pratos que foram desde carreteiro, feijoada e vaca atolada até costelão e entreveiro.

Carine Schwingel, secretária de Cultura, Esporte e Lazer, explicou que a proposta do evento foi reaproximar as pessoas da tradição gaúcha, marcada em sua história por muitos momentos de superação, como a qual a população está passando agora em razão da Covid. “A cultura tradicionalista do Rio Grande do Sul é muito rica, marcada sempre por muita garra, que também é uma característica do nosso povo. Por isso merece ser privilegiada, resgatada, eternizada”, explica. “Nossa intenção é fazer facilitando o encontro de nossas famílias para com esta história, estes costumes e culturas e com quem as mantém viva”, pontua.

A presença do público no Parque Princesa do Vale foi liberada com limitações, e os presentes precisaram respeitar os protocolos de segurança. O governo disponibilizou totens com álcool em gel e fiscais permaneceram no Parque em tempo integral, exigindo o uso de máscaras e outros cuidados básicos para evitar aglomerações.

A 3ª Semana Farroupilha de Estrela é uma realização do Núcleo Cultural de Estrela em parceria com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Estrela. A programação cultural contou com o patrocínio de Construschorr Materiais de Construção, Metanox e Plastrela. O financiamento foi do Pró-cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui