Semana segue com “veranico de agosto” no Vale do Taquari

Meteorologia sinaliza episódios de frio tardio em setembro e outubro. Alerta para La Niña com estiagem do verão.


0
Foto: Ilustrativa

A sequência de dias de tempo seco no Rio Grande do Sul, favorecida por um bloqueio atmosférico que inibe o avanço de frentes frias, deve prosseguir nos próximos dias. Esta quinta-feira (6) será mais um dia de tempo ensolarado com amplos períodos de céu claro. Poucas nuvens altas aparecem em parte do Estado. O tempo aberto, ar seco e vento calmo trazem resfriamento noturno acentuado e tarde quente para a época do ano. Em Lajeado, a máxima chegará aos 28ºC.

Alerta para frio tardio e estiagem

A MetSul Meteorologia adverte que as condições oceânicas sugerem que o fenômeno La Niña está cada vez mais perto de ser declarado, com base no contínuo resfriamento do Oceano Pacífico Equatorial.

O último boletim divulgado pela Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA), aponta 50% a 55% de La Niña na primavera e 50% de probabilidade no verão.

Independente da confirmação do fenômeno La Niña, o Pacífico nos próximos meses estará mais frio que a média, e os efeitos no clima devem ser os tradicionais da condição, o que agrava o risco de estiagem.

A possibilidade de estiagem é sinalizada para o fim deste inverno e no começo da primavera no Paraná, parte do Centro-Oeste e no Sudeste, e no final da primavera e no verão no Sul do Brasil. Os modelos de clima já indicam chuva abaixo da média no trimestre de dezembro a janeiro.

Apesar disso, com Pacífico frio ou não, o período de agosto a outubro sempre tem eventos regionais de chuva volumosa e excessiva, particularmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Por fim, o maior resfriamento do Pacífico Equatorial também acentua o risco de geada tardia. Segundo a MetSul, os produtores devem estar em alerta para o alto risco de episódios de frio tardio em setembro e outubro. Há precedentes sob La Niña de frio intenso com geada até em novembro.

Fonte: MetSul

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui