Seminário Ambiental Viva o Taquari Vivo será lançado nesta terça-feira, de forma online

Participam a coordenadora da Parceiros Voluntários de Lajeado, Gilmara Scapini, e o coordenador do Viva o Taquari Vivo, Gilberto Soares.


0
Foto: Divulgação

Será lançada nesta terça-feira (15) a 12ª edição do Seminário Ambiental Viva o Taquari Vivo. Neste ano, as atividades, que normalmente ocorrem na Univates, serão totalmente online em função da pandemia de coronavírus. O lançamento será transmitido pelo Instagram da Acil (@acil_lajeado) e da Parceiros Voluntários de Lajeado (@ parceirosvoluntarioslajeado). Participam a coordenadora da unidade de Lajeado, Gilmara Scapini, e o coordenador do Viva o Taquari Vivo, Gilberto Soares, a partir das 19h30.


ouça a entrevista

 


 

“O rio, os arroios, esses mananciais todos são fundamentais. E faltava na região, e em vários lugares faltam, um olhar mais atento a isso, à proteção”, destaca Soares, ao falar sobre o propósito do evento.

“Nós reuníamos nas edições anteriores em torno de 600 alunos na Univates por seminário. Agora, nesse formato novo, nós vamos ter uma surpresa. Não sabemos quantas pessoas vão participar, mas todas elas são fundamentais para nós”, comenta.

“Embora nós tenhamos recolhido mais de 43 toneladas de lixo do rio, eu não acredito que essa seja a parte mais importante do programa”, observa. Para Soares, a experiência do voluntariado e do engajamento pela causa do Rio Taquari é transformadora. O coordenador diz que os jovens que participam dos seminários tornam-se multiplicadores da ideia. “Cria uma nova relação com a ideia, com a visão sobre o ambiente natural”, ressalta.

A programação do seminário conta com oficinas pedagógicas socioambientais, que serão realizadas através do Google Meet. Além disso, o evento conta com material de apoio em forma de vídeo e a Cartilha Ambiental Viva o Taquari Vivo, atualizada neste ano. O material pode ser utilizado por alunos e professores de Ensino Fundamental e Médio para estimular a pesquisa em sala de aula.

Oficinas

A primeira oficina do seminário tem como tema “Como podemos restaurar o Rio Taquari”. A atividade ocorre na quinta-feira (17), das 19h às 19h45, com o biólogo da prefeitura municipal de Estrela Emerson Musskopf.

Na segunda-feira (21), a partir das 10h, a química industrial Gabriela Roehrs comanda a oficina “Nosso Engenho”. A programação segue até as 10h45 de forma remota aos participantes.

A terceira oficina da programação do seminário acontece na terça-feira (22). A bióloga do Centro de Educação Ambiental de Lajeado Edith Ester Zago de Melo fala sobre “Ecologia da Mata Ciliar e Projeto de Recuperação Ecológica da Mata Ciliar do Rio Taquari”, a partir das 10h.

Vídeos socioambientais

As escolas interessadas em aderir aos vídeos socioambientais, para utilização em sala de aula, podem fazer a solicitação dos materiais com a coordenadora da UPV, Gilmara. São seis opções de vídeo que tratam sobre temas diversos, como a separação de resíduos, como cultivar uma horta em casa e o nosso papel na transformação do rio Taquari, entre outros.

Inscrições

As inscrições para as oficinas, que são voltadas para alunos de ensino fundamental e médio, devem ser feitas antecipadamente através do e-mail parceirosvoluntarios@acilajeado.org.br. O contato também serve para adesão dos vídeos de apoio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui