Senado aprova distribuição de absorventes para estudantes e mulheres de baixa renda

O relatório da senadora Zenaide Maia foi aprovado sem mudanças e segue para sanção


0
Foto: Agência Senado

O Senado aprovou nesta terça-feira (14) projeto que prevê a distribuição gratuita de absorventes higiênicos para estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, mulheres em situação de vulnerabilidade e presidiárias. O projeto da Câmara dos Deputados, relatado pela senadora Zenaide Maia (Pros-RN), foi aprovado sem mudanças e segue para a sanção presidencial.

A proposta, da deputada Marília Arraes (PT-PE), cria o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual e o qualifica como estratégia para a promoção da saúde e da atenção à higiene. A intenção é combater a precariedade menstrual, que significa a falta de acesso ou a falta de recursos para a compra de produtos de higiene e outros itens necessários ao período da menstruação feminina. O texto era analisado em conjunto com outros três projetos.

O relatório de Zenaide, aprovado em plenário, recomendou a aprovação do projeto que veio da Câmara e a rejeição das seis emendas aprovadas em plenário. A intenção era de que o texto pudesse ir à sanção presidencial o mais rápido possível, sem precisar retornar à Câmara. Segundo a senadora, a pobreza menstrual, um problema que já atingia milhões de mulheres no mundo, teve seus efeitos agravados pela pandemia da covid-19.

Fonte: O Sul

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui