Série Nossa História, Nossa Essência conta a trajetória da Bebidas Fruki, que completa 98 anos

Os 5 episódios disponibilizados no youtube contam a trajetória de Nelson Eggers, neto do fundador da Fruki


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Nelson Eggers na linha de produção de Fruki Guaraná (Foto: Arquivo Fruki)

Há 98 anos começava a história da Bebidas Fruki. De uma modesta fábrica em Arroio do Meio para, hoje, ser uma marca conhecida em todo o Brasil, produzindo mais de 420 milhões de bebidas por ano. Em quase um século, a Fruki expandiu suas linhas de produção, ampliou o portfólio, inaugurou centros de distribuição e atualizou processos. A série Nossa História, Nossa Essência disponibilizada no youtube da Bebidas Fruki, conta em 5 episódios, a trajetória de Nelson Eggers, neto do fundador da Bebidas Fruki. Sua história se mistura com a da própria empresa, hoje como presidente do conselho.

A série traz fatos marcantes sobre o crescimento da Fruki, assim como as principais lições de liderança de Eggers que, por décadas, esteve à frente de uma das maiores empresas do Rio Grande do Sul. No primeiro episódio, Nelson Eggers conta como seu avô Emílio Kirst entrou no mercado de Bebidas há 98 anos, e os caminhos que o levaram a fazer parte da então Kirst & Cia anos depois.

A história

Em 1924, quando entrou oficialmente em funcionamento a fábrica de Bebidas Kirst & Cia, em Arroio do Meio, Emílio Kirst não poderia imaginar o tamanho do legado que deixaria às gerações seguintes da família. Naquele ano, o bisavô da atual geração sob o comando da Fruki obteve conhecimento técnico para criar uma cervejaria, adquirir máquinas e estabelecer processos. Tudo isso a partir da leitura de um manual escrito em alemão impresso em letras góticas.

Os primeiros produtos – refrigerantes, cervejas (relançadas em 2018), vinagre e aperitivos – foram batizados de Bella Vista, em razão da fábrica ficar no alto de uma colina de visual aprazível. Com capacidade diária de produção de apenas 200 garrafas, a aceitação à linha foi rápida e não demorou para que o bairro fosse reconhecido pelo mesmo nome, um primeiro prenúncio de alavancada da empresa. Em 1949, a Kirst & Cia firmou parceria para produção do Laranjinha, grande sucesso da década de 1950, que elevou em patamar o nome da empresa e o volume de vendas.

Em 1971, ocorreram os primeiros grandes marcos da trajetória. É quando nasce a marca Fruki, que une as iniciais da palavra “fruta” e do sobrenome Kirst, em homenagem ao fundador, valorizando o aspecto das bebidas produzidas à base de frutas. A concepção do nome foi liderada pelo atual Presidente do Conselho, Nelson Eggers, neto do fundador. O lançamento da linha e da marca selou um novo momento. Neste mesmo ano, houve a mudança para Lajeado e a inauguração de novas instalações.

Em 1974, outro passo decisivo: a aquisição da primeira linha de engarrafamento mecanizada. A compra de máquinas modernas de tecnologia alemã e fabricação brasileira automatizou o processo, incrementou a capacidade de produção – passando para 7,2 mil garrafas 600ml por hora ou 10 mil de 300ml no mesmo intervalo de tempo. “As pessoas se deslocavam até a fábrica para conhecer a linha automatizada”, relembra Nelson Eggers, que, além de presidente à época, supervisionou de perto as fórmulas e desenvolvimento dos refrigerantes. Eggers ajudou a construir a receita de Fruki Guaraná, hoje o mais vendido do Estado.

No começo da década de 1980, a empresa instalou computadores para a gestão de todos os procedimentos administrativos, tendo sido pioneira no uso da tecnologia no Vale do Taquari. O pioneirismo na região não ficaria por aí: em 1988, foi inaugurada a Estação de Tratamento de Efluentes.

Em 1995, um novo pulo na capacidade produtiva com investimento em tecnologia e inovação que viabilizou adquirir uma máquina sopradora de garrafas pet. A novidade oportunizou o aumento da distribuição. Um ano antes, a marca já contava com uma presença forte nos supermercados da Grande Porto Alegre e do Litoral que, juntos, correspondiam a 40% das vendas, tornando-se o maior mercado da Fruki. Com o crescimento, em 1998 a capacidade saltou para 300 milhões de litros ao ano e as sedes industriais e administrativas foram ampliadas em 12 mil m².

O ano de 2001 refletiu a visão de futuro da empresa gaúcha com o lançamento da Água da Pedra, em um movimento estratégico aliado à tendência de aumento do consumo de água. A novidade fez com que a Bebidas Fruki permanecesse em expansão. Em 2002, a atual diretora-presidente, Aline Eggers Bagatini, ingressou nos quadros administrativos da companhia.

Com a consolidação no mercado gaúcho e a entrada em Santa Catarina, os anos 2000 têm sido marcados por adequações de portfólio, adaptação de embalagens, desenvolvimento de novos produtos e inaugurações dos centros de distribuição em pontos estratégicos dos dois Estados, em municípios como Canoas, Farroupilha, Pelotas, Santo Ângelo e Blumenau. Estruturas que facilitam a logística das bebidas presentes na memória afetiva das famílias gaúchas há quase um século. AI/RC

2 Comentários

  1. Admiro muito essa persistência isso que foi feito com poucos recursos talvez financeiros e tecnológicos para crescer mas o momento a palavra era criar com os recursos disponíveis da ocasião hj e só inovação melhorar oque esta feito parabéns a esses inventores.

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