Serviço de Abordagem Social da Secretaria do Desenvolvimento Social de Lajeado dá sequência a ações com pessoas em situação de rua

O investimento do município será de R$ 9,9 mil ao mês, e o contrato inicial com a empresa é de seis meses


0
Foto: Divulgação

Acolhimento, orientações e apoio são algumas das ações oferecidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS) a população em situação de rua de Lajeado. Desde o início do mês de julho, em razão das baixas temperaturas, a secretaria vem intensificando os serviços a esta parcela da população com o objetivo de oferecer acolhida temporária no Abrigo São Chico. Desde segunda-feira (12), esses serviços serão feitos pelo Serviço de Abordagem Social, uma empresa que estará atuando diretamente com esse público a fim de mapear os principais problemas e necessidades.

Até então, todos os trabalhos de assistência social eram realizados pelos servidores da secretaria, mas a partir de agora a prestadora de serviços, que conta com uma assistente social e dois educadores sociais, estará atuando em todos os horários do dia, inclusive quando não houver expediente na secretaria, à noite. A empresa atuará junto ao Centro de Referência em Assistência Social (Creas).

Além de estabelecer meios de proteção social, a empresa fará uma pesquisa para identificar a quantidade de pessoas em situação de rua na cidade. Segundo a titular da secretaria, Céci Maria Rodrigues Gerlach, o trabalho conta com o apoio da Secretaria da Saúde (Sesa) por meio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e do Abrigo São Chico.

“A necessidade das pessoas que estão nessa situação vai além de uma coberta ou de um lanche. É compreensível o sentimento de solidariedade da comunidade em relação a quem está em situação de rua, mas um gesto pontual resolve a situação aparente, do momento. E este cidadão precisa ser acolhido, escutado e receber uma intervenção ampla e planejada conjuntamente com profissionais que lhe auxiliem a se reencontrar”, explicou Céci.

O investimento do município será de R$ 9,9 mil ao mês, e o contrato inicial com a empresa é de seis meses. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui