Sesi traz Museu Itinerante da PUC para Lajeado

Programação acontece nesta terça e quarta-feira no Parque do Imigrante


0
Foto: Artur Dullius

O Sesi Desenvolvendo Com Ciência chegou em Lajeado. Nesta terça (19) e quarta-feira (20) as atividades serão desenvolvidas no Pavilhão 4 do Parque do Imigrante. O projeto, iniciado em 2015, volta a ser realizado depois de mais de dois anos. Ele leva o Museu Itinerante de Ciência e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) para as cidades do interior do estado.

Segundo um dos organizadores do evento Daniel Bazanella, a programação busca unir os momentos de interação com a ciência, a tecnologia e a cultura, visando à conexão da teoria da sala de aula com as vivências lúdicas e interativas. “O Sesi trouxe este evento para Lajeado em função da gente já estar divulgando um grande evento que irá ocorrer no mês de outubro, na Fiergs, que é o Sesi Com Ciência. Então estamos levando esta atividade como um presente para algumas cidades e Lajeado está entre elas”, destaca.

A estrutura é o braço volante do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS. Desde 2015, o projeto já passou por mais de 25 cidades do Rio Grande do Sul e contou com a participação de quase 200 mil pessoas. “O Museu Itinerante da PUC já é uma experiência grandiosa. Tem até um giroscópio humano, que sempre forma uma grande fila. A criançada adora fazer esta experiência de movimentar o próprio corpo e deixar ele ir para onde quiser. A ideia é trazer o aprendizado e o conhecimento”, pontua.

São experimentos envolvendo áreas do conhecimento como física, química, biologia e matemática, disponíveis para interação, como o anel voador, o circo magnético e o giroscópio humano. “Não existe uma limitação de idade, mas tem a questão de entender os experimentos e conseguir ler as instruções. Então, quem já está no ensino fundamental e ensino médio pode vir sem nenhum problema”, explica Bazanella.

As atividades são gratuitas e abertas para jovens de todo Vale do Taquari. Em ambos os dias a programação acontece das 8h30 às 18h30. O organizador, no entanto, lembra que existe um limite de participante por horas. Grupos maiores interessados em visitar devem fazer o agendamento prévio pelo telefone (51) 3710-6110, opção 1. “Num primeiro momento, até pela limitação de espaço, convidamos as escolas de Lajeado. Mas é um espaço aberto para todos e da metade da manhã em diante o pessoal já pode vir que os horários ficam um pouco mais folgados”, afirma.

Texto: Artur Dullius
reporter@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui